Topo

Bolt vence os 100m na Liga de Diamante de Mônaco com sua melhor marca no ano

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/07/2011 17h03

O jamaicano Usain Bolt mais uma vez confirmou seu favoritismo e venceu os 100m na etapa de Mônaco de Liga de Diamante, na tarde desta sexta-feira. Com o tempo de 9s88, ele ficou apenas dois centésimos a frente de seu compatriota Nesta Carter, mas estabeleceu seu melhor tempo nesta prova em 2011, superando em três centésimos o tempo anterior de 9s91.

Michael Rodgers, dos Estados Unidos, completou o pódio, terminando a prova com o tempo de 9s96. Bolt ficou 10 centésimos atrás da melhor marca do ano na prova, que também é de um jamaicano: Asafa Powell.Consequentemente, não chegou perto de melhorar o recorde mundial, que também lhe pertence e foi estabelecido em agosto de 2009: 9s58.

Esta foi a última prova de 100m que o jamaicano competiu antes do Mundial de Daegu, na Coréia do Sul, que começa no final de agosto. O atleta confessou ter começado mal a corrida, e afirmou que terá que "trabalhar duro" e se concentrar para ter uma boa participação no Mundial. "Há algumas pequenas coisas a serem trabalhadas, mas tenho tempo, e seguirei fazendo o melhor que posso", finalizou.

Grande estrela do atletismo mundial, Bolt começou o ano de 2011 de forma lenta, depois de um 2010 marcado por uma séria lesão nas costas. A etapa anterior da LIga de Diamante, em Paris, foi a volta do jamaicano às pistas, depois de cerca de 9 meses parado.

Ao final da disputa, Carter declarou: "pensei que o alcançaria, mas falhei nos últimos vinte metros". "Posso tirar confiança desta boa corrida, e agora espero a próxima", complementou.

O dia de competições da Liga de Diamante teve outra vitória importante. Nos 5 mil metros masculinos, o britânico Mohammed Farah estabeleceu a melhor marca do ano, ao terminar a prova com o tempo de 12m53s11 .

O tempo foi mais de um minuto mais rápido do que a anterior marca, que pertencia a Merga Imane, da Etiópia e tinha sido estabelecida em março, em Roma. Imane foi o quarto na prova desta sexta. Farah deixou para trás o norte-americano Bernard Lagat e o queniano Isaiah Koech.