Topo

IAAF fará teste de sangue em todos os atletas do mundial

Das agências internacionais

Em Lausanne (Suíça)

11/08/2011 07h43

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou nesta quinta-feira que aplicará um “programa antidoping sem precedentes”. As medidas serão aplicadas no próximo Mundial, que será realizado em Daegu (Coreia do Sul), entre 27 de agosto e 4 de setembro.

Em comunicado oficial, a IAAF informou que todos os atletas participantes do Mundial serão submetidos a exames de sangue. O programa se somará aos controles habituais já realizados em campeonatos mundiais. Em Daegu, serão feitos cerca de 500 análises de urina tanto dentro como fora das competições.

As amostras de sangue serão recolhidas em um prédio próximo à vila dos atletas. O programa será conduzido de forma conjunta pelo laboratório de Lausanne (Suíça), pela Agência Mundial Antidoping, pelo comitê organizador local de Daegu, pela agência antidoping da Coreia do Sul e pelo centro de dopagem do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

A IAAF explicou que as amostras recolhidas serão analisadas em Daegu pelo laboratório de Lausanne, para fazer um primeiro controle hematológico. No fim das competições, elas serão levadas para a Suíça para análises posteriores.

Os testes do laboratório suíço medirão parâmetros relevantes do perfil individual de cada atleta em aplicação do passaporte biológico. O método é considerado como fundamental pela IAAF no combate ao doping.