Fabiana Murer ganha no salto com vara e garante primeiro ouro brasileiro em Mundiais
A brasileira Fabiana Murer conseguiu superar a russa Yelena Isinbayeva e fez história nesta terça-feira ao ser, no salto com vara, a primeira brasileira a conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de atletismo em Daegu, na Coreia do Sul, com a marca de 4,85 m, dois anos depois de ter decepcionado na disputa em Berlim.
Após a vitória, Fabiana Murer pegou uma bandeira do Brasil e deu a volta olímpica no estádio de Daegu, atrapalhando até a largada dos 3 mil metros com obstáculos.
RESULTADO FINAL DO SALTO COM VARA
Saltadora | Altura |
1. Fabiana Murer (BRA) | 4,85 m |
2. Martina Strutz (ALE) | 4,80 m |
3. Svetlana Feofanova (RUS) | 4,75 m |
4. Jennifer Suhhr (EUA) | 4,70 m |
5. Yarisley Silva (CUB) | 4,70 m |
6. Yelena Isinbayeva (RUS) | 4,65 m |
Este é o primeiro ouro do Brasil em Mundiais em estádio descoberto. O país tinha até agora cinco medalhas de prata e cinco medalhas de bronze. No ano passado, Fabiana já havia conquistado o título no Mundial indoor, disputado em Doha.
“Eu sabia que tinha que saltar bem, buscar o 4,80 m e acabei conseguindo. Sabia que tinha que fazer uma boa técnica, estar determinada. Estava um pouco ansiosa, queria saltar logo, mas consegui realizar um bom salto e aconteceu”, afirmou Fabiana Murer ao Sportv após a conquista.
“É só felicidade, eu tive um ano difícil, não foi como eu esperava no começo do ano, mas estava muito determinada para o Mundial. Acho que estava me poupando psicologicamente para o Mundial”, completou a saltadora.
Fabiana Murer teve uma noite inspirada em Daegu. Saltando muito bem, ela chegou a 4,85 m cometendo apenas um erro (na primeira tentativa dos 4,80 m). Assim, colocou pressão sobre as rivais. Até então, a melhor marca da brasileira na temporada tinha sido um salto de 4,71 m.
COMENTÁRIO DE JOSÉ CRUZ
Dia de Fabiana: Show e história no atletismo mundial |
A disputa ficou apenas entre Fabiana Murer e a alemã Martina Strutz, que depois de errar seu primeiro salto nos 4,85 m decidiu ir direto para 4,90 m, quando errou seus dois saltos e viu a atleta brasileira conquistar o título mundial tendo ainda a chance de continuar saltando para melhorar a marca.
Com o ouro já garantido, Murer teve sua última chance de salto para tentar atingir a marca de 4,92, mas acabou derrubando o sarrafo no final do salto.
YELENA ISINBAYEVA VOLTA A DECEPCIONAR
Recordista mundial, a russa Yelena Isinbayeva novamente falhou e ficou fora da disputa por medalhas no Mundial, ficando apenas em sexta
“Realmente é uma conquista muito grande, ainda mais em uma prova muito forte como essa, tinha quatro campeãs mundiais, duas recordistas mundiais e a Fabiana se portou como campeã, tranquila, sem muita firula”, afirmou o técnico Élson Miranda ao Sportv.
Já a russa Yelena Isinbayeva decepcionou novamente e não conseguiu medalha pelo segundo Mundial consecutivo ao falhar na primeira tentativa de 4,75 m e depois em suas duas oportunidades de passar pelos 4,80 m, quando ousou na escolha sendo que ainda não tinha saltado 4,80 m na temporada.
Campeã mundial em Berlim, a polonesa Anna Rogowska também não foi bem e falhou quando tentava saltar em 4,75 m, ficando fora da disputa por medalhas e amargando a última colocação na final da competição.
CONFIRA O SALTO QUE DEU O OURO A FABIANA MURER NO MUNDIAL DE DAEGU
VEJA A LISTA COMPLETA DE MEDALHISTAS BRASILEIROS EM MUNDIAIS OUTDOOR
OURO - Fabiana Murer/Salto com vara/Mundial de Daegu 2011 |
PRATA - José Luiz Barbosa/800m/Mundial de Tóquio 1991 Claudinei Quirino/200m/Mundial de Sevilha 1999 Sanderlei Parrela/400m/Mundial de Sevilha 2003 Vicente Lima, Edson Ribeiro, André Silva e Claudinei Souza/4x100m/Mundial de Paris 2003 Jadel Gregório/Salto triplo/Mundial de Osaka 2007 |
BRONZE - Joaquim Cruz/800m/ Mundial de Helsinque 1983 José Luiz Barbosa/800m/Mundial de Roma 1987 Luiz Antonio dos Santos/Maratona/Mundial de Gotemburgo 1995 Claudinei Quirino/200m/Mundial de Atenas 1997 Raphael de Oliveira, Claudinei da Silva, Edson Ribeiro e André Silva/4x100m/Mundial de Sevilha 1999 |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.