Topo

Bolt se redime de fiasco nos 100m em Daegu e vence Meeting de Zagreb

Bolt volta a vencer final dos 100m, após fracasso em Daegu, com tempo de 9s85 - EFE/Antonio Bat
Bolt volta a vencer final dos 100m, após fracasso em Daegu, com tempo de 9s85 Imagem: EFE/Antonio Bat

Das Agências Internacionais

Em Zagreb (Croácia)

13/09/2011 16h36

Depois da surpreendente desclassificação na final dos 100 m rasos do Mundial de Daegu, na Coréia do Sul, em agosto, o jamaicano Usain Bolt redimiu-se com uma vitória na final da modalidade no Meeting de Zagreb, na Croácia.

O recordista mundial e campeão olímpico dominou a prova croata desde o início e venceu com folga a disputa, com o tempo de 9s85. Kim Collins, de San Cristóvão e Névis, fez o segundo melhor tempo, com 10s01, e Richard Thompson, de Trinidad e Tobago foi o terceiro, com 10s03.

A vitória em Zagreb com 9s85 é a melhor marca do Bolt nesta temporada. No entanto, está abaixo do melhor tempo do ano, os 9s78 do também jamaicano Asafa Powell, tempo obtido em Lausanne, na Suíça.

Era grande a expectativa para final dos 100 m do Meeting de Zagreb, já que seria a primeira final de Bolt desde sua eliminação na decisão do Mundial de Daegu. No final de agosto, o jamaicano defendia o título mundial nos 100 m rasos e era favoritíssimo. Seus principais adversários não disputavam a prova na Coreia do Sul. No entanto, o jamaicano queimou a largada e foi automaticamente desclassificado, dando adeus ao bicampeonato na prova.

Embora Bolt tenha adotado o silencio ante a decepção em Daegu, a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo, em inglês) havia defendido à época a regra das saídas falsas, aprovada em 2009 e em vigor desde janeiro de 2010.