Topo

Murer festeja título mundial com churrasco e encerra overdose de macarrão

Marido e técnico, Elson Miranda ligou de Daegu para combinar churrasco em Campinas - Roberta Nomura/UOL Esporte
Marido e técnico, Elson Miranda ligou de Daegu para combinar churrasco em Campinas Imagem: Roberta Nomura/UOL Esporte

Roberta Nomura

Em São Paulo

14/09/2011 07h07

Fabiana Murer ficou muito mais tempo em Formia, na Itália, do que no Brasil em 2011. Em sua base de treinamento na Europa, a atual campeã mundial do salto com vara abusou do macarrão. A dieta a base de carboidrato não prejudicou sua forma física, mas a deixou com saudade da carne. E no retorno ao país, ela tratou de correr atrás do prejuízo: festejou o ouro obtido em Daegu, na Coreia do Sul, com um churrasco familiar em Campinas (SP).

“É muito difícil ficar longe, sinto falta de tudo. A internet ajuda, mas não é fácil. Imagina uma pessoa passar meses com apenas uma mala de 20 kg de roupas. Fiquei viajando sem meus sapatos e minhas coisas. Fui me acostumando aos poucos”, contou Fabiana Murer durante homenagem que recebeu no prédio da Bovespa, patrocinadora da BM&F.

A campeã mundial permaneceu mais tempo na Europa com aval da investidora que não cobrou a presença da atleta nas principais competições nacionais como o Troféu Brasil. “Fabiana não tina alcançado uma marca que dissesse: ‘ela está bem’. Mas a Liga de Diamante em Londres nos deu um parâmetro. E tomamos a decisão técnica de não competir no Brasil para ela ir para lá”, revelou Elson Miranda, técnico e marido da saltadora com vara.

A base em Formia tem a tutela de Vitaly Petrov, mentor de Sergei Bubka e ex-técnico de Yelena Isinbayeva. “Lá as pessoas são legais e a comida é muito boa. Comi macarrão todo dia e consegui me alimentar bem. Mas não é fácil. Tem que querer muito chegar ao seu objetivo, se quiser só um pouquinho, não consegue”, aconselhou Fabiana.

E foi na festa ainda em Daegu na Coreia do Sul que o churrasco familiar foi combinado. Elson Miranda ligou para a família da esposa para acertar os detalhes da comemoração em Campinas, cidade natal da saltadora. “Eles ficaram super contentes. Na Itália tem muito fruto do mar. De vez em quando dá para comer carne. Em Florença, por exemplo, tem. No domingo, matei a saudade da carne e da família. Foi gostoso ver todo mundo depois de tanto tempo viajando”, falou Fabiana Murer.