Topo

Bolt faz melhor marca do ano nos 100 metros em Bruxelas

Bolt baixou em 2 centésimos a melhor marca anual, que pertencia a Asafa Powell - Thierry Roge/Reuters
Bolt baixou em 2 centésimos a melhor marca anual, que pertencia a Asafa Powell Imagem: Thierry Roge/Reuters

Das Agências Internacionais

Em Bruxelas (Bélgica)

16/09/2011 16h08

O jamaicano Usain Bolt fez nesta sexta-feira a melhor marca da temporada nos 100 metros rasos. O fenômeno do atletismo mundial cravou o tempo de 9s76 na etapa de Bruxelas da Liga Diamante.

A marca de Bolt foi apenas 2 centésimos mais rápida do que os 9s78 do seu compatriota Asafa Powell, obtido em 30 de junho em Lausanne (Suiça), e até então o melhor tempo de 2011 para a modalidade. A melhor marca de Bolt no ano havia sido feita na última terça-feira, no Meeting de Zagreb, com 9s85.

Recordista mundial, com 9s58, e campeão olímpico dos 100 metros, Bolt mostra mais uma vez que superou a decepção pela eliminação na prova no Mundial de Atletismo de Daegu, quando era o favorito para levar a medalha de ouro na distância, mas foi excluído da disputa por ter queimado a largada. Na ocasião o jamaicano Yohan Blake venceu a prova.

E nesta sexta-feira, depois da comemoração pelo bom desempenho nos 100m, Bolt viu o compatriota Yohan Blake mais uma vez aproveitar-se de sua ausência para brilhar. Blake cravou o segundo tempo mais rápido da história nos 200m rasos, ao vencer a prova em 19s26, superando a melhor marca da temporada, que era de Bolt.

“Eu sabia que podia fazer alguma coisa louca. Mas, para ser sincero, eu fiquei muito surpreso quando vi a marcação do meu tempo depois de cruzar a linha de chegada”, admitiu Blake,  que ficou a apenas sete centésimos do recorde mundial da prova, registrado por Bolt no Mundial de Berlim, em 2009.

Também nesta sexta-feira, o bicampeão olímpico Kenenisa Bekele voltou a competir depois de uma ausência de quase dois anos e já cravou a melhor marca da temporada nos 10.000 metros: 26min43s16. “Depois de dois anos sem correr e sem treinar bem, foi tudo perfeito. Estou voltando”, vibrou o etíope.

Na disputa dos 100m feminino, repetiu-se o pódio do Mundial de Daegu, com a norte-americana Camelita Jeter em primeiro, seguida por Veronica Campbell-Brown, da Jamaica, e Kelly-Ann Baptiste, de Trinidad e Tobago. Nos 1.500m feminino, a norte-americana Morgan Uceny  fez o melhor tempo do ano: 4min00s06. E no salto em altura a favorita Blanka Vlasic, da Croácia, ficou só em quinto lugar na prova em que a russa Anna Chicherova foi campeã com 2,05m e ainda arriscou um salto mal sucedido na tentativa de quebrar o recorde mundial de 2,09m.