Topo

São Silvestre anuncia novo percurso e retira tradicional descida da Consolação

São Silvestre passará pelas avenidas Dr. Arnaldo e Pacaembu nesta edição - Danilo Verpa/Folhapress
São Silvestre passará pelas avenidas Dr. Arnaldo e Pacaembu nesta edição Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/11/2011 19h08

A organização da São Silvestre anunciou oficialmente nesta sexta-feira o novo percurso da prova, a partir da edição deste ano, no próximo dia 31 de dezembro. Uma série de alterações foi feita para que o trajeto passe a culminar no Obelisco do Ibirapuera, em vez da chegada na Avenida Paulista. Com isso, a principal alteração foi a retirada do trecho na Rua da Consolação.

CONFIRA O NOVO PERCURSO DA PROVA

Largada ? Avenida Paulista (Masp / Itapeva)
Avenida Dr. Arnaldo
Rua Major Natanael
Rua Capivari
Rua Itápolis
Praça Charles Miller
Avenida Pacaembu
Viaduto Pacaembu
Avenida Marquês de São Vicente
Rua Norma Pieruccini Gianotti
Avenida Rudge
Viaduto Engenheiro Orlando Murgel
Avenida Rio Branco
Avenida Ipiranga
Avenida São João
Rua Conselheiro Crispiniano
Praça Ramos de Azevedo
Viaduto do Chá
Rua Líbero Badaró
Largo São Francisco
Avenida Brigadeiro Luis Antônio,
Rua Marechal Stenio de Albuquerque
Rua Manoel da Nóbrega
Avenida Pedro Álvares Cabral
Obelisco ? Chegada

A Consolação ficou famosa no percurso da São Silvestre por seu longo trecho de descida, um complicador para os atletas durante a prova de 15 km. Em seu lugar, a São Silvestre passará pelas avenidas Dr. Arnaldo e Pacaembu.

“Após reuniões técnicas, foi feita uma visita ao percurso. Com isso, pudemos verificar o traçado da prova e definir os 15 km da corrida”, explicou Júlio Deodoro, diretor geral da prova. “Às vésperas de completar 87 anos de realização ininterrupta a São Silvestre, mais uma vez, está se adequando às necessidades de segurança dos atletas, em especial na chegada.”

Segundo a direção, o traçado continua alternando entre trechos planos subidas e descidas, como é tradicional na prova de fim de ano. O início será na Avenida Paulista, mas a chegada foi trocada para que não haja a “competição” com os outros festejos de Réveillon que acontecem no local.

Se a descida da Consolação perdeu espaço, a subida da Brigadeiro Luiz Antônio prossegue. Desta vez, em vez de fazerem a curva em direção à Paulista, eles continuarão na via, em uma descida grande rumo ao Obelisco do Ibirapuera.

“Tecnicamente entendo que é um percurso bom e menos difícil que o atual. Se por um lado vamos perder o glamour da chegada na Paulista, por outro, vamos ganhar com a beleza do Parque do Ibirapuera", afirmou Deodoro.