Topo

Com voto inédito dos atletas, CBAt confirma novo presidente, indicado pelo atual

Medalhistas olímpicos brasileiros do atletismo participam de eleição da CBAt - César Catingueira/CBAt
Medalhistas olímpicos brasileiros do atletismo participam de eleição da CBAt Imagem: César Catingueira/CBAt

Do UOL, em São Paulo

10/02/2012 14h41

Após 25 anos sob comando de Roberto Gesta de Melo, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) terá novo presidente a partir do ano que vem. Em eleição realizada nesta sexta-feira, José Antonio Martins Fernandes, que era candidato único e tinha apoio total do atual mandatário, foi eleito com 40 dos 41 votos em disputa (houve apenas uma abstenção).

  • César Catingueira/CBAt

    José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, venceu a eleição desta sexta com 40 de 41 votos

O pleito desta manhã se caracterizou pela inédita participação de atletas medalhistas olímpicos, técnicos, representantes de clubes e árbitros, fato que foi considerado por Gesta de Melo como uma vitória de sua longínqua gestão - a mais extensa entre todos os presidentes de confederações olímpicas no Brasil.

“Das nossas conquistas, a obtenção do direito de votar aos atletas é das que mais me emociona", comemorou o ainda presidente.

Apesar de a eleição ter sido realizada hoje, Toninho, como é chamado o novo mandatário, assumirá o comando da CBAt apenas no primeiro trimestre de 2013, em data ainda não definida. Com ele foram eleitos Warlindo Carneiro da Silva Filho como vice-presidente e os seguintes membros do Conselho Fiscal: Eduardo Esteter, Ariovaldo Reis dos Santos e Sildemar Estevão Venâncio (efetivos) e Paulo Henrique Farias de Oliveira, Schirlei Baptista e Wanda dos Santos (suplentes).

"Quero continuar com os projetos do presidente Gesta e ampliar as ações da Confederação", declarou Toninho. "Vamos ter a Olimpíada em 2016 no Brasil e certamente estaremos sob cobrança constante. Vou precisar do apoio de todos".