Topo

Maratona de Nova York tem percurso avaliado após tempestade Sandy, mas deve ocorrer

Lucas Jackson/Reuters
Imagem: Lucas Jackson/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 14h57

A Maratona de Nova York, marcada para o próximo domingo, 4, tem seu percurso analisado desde que a tempestade Sandy atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos na última segunda-feira. Os organizadores anunciaram que estão percorrendo diversas vezes os 42 km da prova para determinar se algum ponto foi afetado.

"O objetivo é descobrir logo qualquer ponto prejudicado para que possamos recuperá-lo o mais rápido possível", afirmou ao The New York Times o porta-voz da organização da prova, Richard Finn. “Estamos fazendo o possível para realizarmos uma bela prova no domingo”, completou.

O problema para a organização é que, como quase todas as pontes e túneis de Nova York foram fechadas em razão da tempestade, ainda não foi possível analisar todo o percurso da prova detalhadamente. Portanto, alguns pontos podem estar alagados.

É prática comum que, durante dias antes da prova, seja realizada essa inspeção para garantir que nenhuma via esteja bloqueada ou que todos os pontos de entrega de água e de marcação estejam instalados corretamente.

O ponto mais afetado da cidade foi a “Baixa Manhattan”, mas o percurso da prova não passa pela região. Porém, cerca de 50 mil participantes da maratona precisam passar pela área para chegar ao ponto de partida da prova. Além disso, são esperados 20 mil pessoas de outros países, que podem não chegar em razão dos cancelamentos de voos.