Invasor que agarrou queniano durante corrida em Cuiabá diz que queria chamar a atenção da família
O homem que invadiu a Corrida de Reis em Cuiabá, na manhã de domingo (6), e tentou parar o queniano Edwin Kipsang Rotich agarrando-o, disse em depoimento à polícia que fez isso pois "queria chamar a atenção da família". O atleta, vencedor da São Silvestre de 2012, estava no quilômetro final da corrida de 10 mil metros e tinha a liderança da prova, quando foi agarrado pelo espectador que invadiu o percurso. A história lembra o famoso caso das Olimpíadas de 2004, em que o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi derrubado pelo padre irlandês Cornelius Horan enquanto liderava a Maratona.
Apesar disso e diferentemente de Cordeiro, que terminou em terceiro lugar em 2004, o queniano conseguiu se soltar do agressor com a ajuda de batedores da PM, que faziam a segurança dos corredores com motocicletas, e foi o vencedor da prova.
Briga em família
De acordo com a polícia, Wallace de Sousa Nogueira, 33 anos, explicou que recentemente havia brigado com a irmã e o pai, e que teve a ideia de invadir a prova pois seria o "único jeito" de chamar a atenção da família para ele. Nogueira contou na delegacia que a ação foi planejada há cerca de dois dias, inspirado no caso do padre irlandês com Cordeiro.
Após ser detido pela PM e levado para o Cisc (Centro Integrado de Segurança e Cidadania), ele assinou um Termo Circunstanciado por Perturbação do Trabalho e Conduta Inconveniente. Após o depoimento, Nogueira foi liberado e responderá em liberdade. Inicialmente, a PM havia informado que ele tinha problemas mentais e estava interditado judicialmente, além de já ter passagem pela polícia por tentativa de homicídio. Na delegacia, porém, foi feita uma pesquisa da ficha do suspeito e estas informações não foram confirmadas.
As imagens da TV Globo, que transmitia a prova, mostraram o invasor comemorando o fato de ter conseguido agarrar o queniano. A ação foi rápida e durou cerca de 10 segundos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.