Topo

Cuba proíbe campeão olímpico de competir pelo país

IAAF também impediu Robles de disputar novas competições - Mark Dadswell/Getty Images
IAAF também impediu Robles de disputar novas competições Imagem: Mark Dadswell/Getty Images

Das agências internacionais

Em Havana (Cuba)

21/06/2013 15h43

Campeão olímpico em Pequim e ex-recordista mundial dos 110m com barreiras, Dayron Robles não competirá mais por Cuba. De acordo com o presidente da Federação Cubana, Alberto Juantorena, o atleta está impedido de defender o seu país por indisciplina e falta ética.

O motivo dessa proibição foi a participação de Robles em um campeonato em Turim, na Itália, realizado há duas semanas. O atleta competiu sem a autorização da Federação de seu país. Por essa razão, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) negou a sua participação no Grand Prix de Gotemburgo e enviou um comunicado a todos os organizadores de campeonatos para que impeçam o cubano de entrar na disputa.

“Nenhum atleta pode participar de competições internacionais a menos que esteja filiado a um clube ou a federação de um país”, destacou Juantorena, que também ressaltou que, se Robles optar pela nacionalidade de outro país, terá que esperar dois anos para poder competir por sua nova bandeira.

Dayron Robles, 26 anos, se encontra na Europa desde antes o torneio de Turim e já teve sua participação anunciada pelos organizadores do Meeting de Remis, na França, que acontecerá dia 28 de junho.