Topo

Técnico diz que Asafa não é culpado por doping: 'foi surpreendido'

Das agências internacionais

Na Itália

16/07/2013 13h35

O técnico Stephen Francis, que trabalha com os velocistas Asafa Powell e Sherone Simpsons, implicados em um caso de doping divulgado no último domingo, saiu em defesa dos pupilos. De acordo com ele, ambos foram surpreendidos pelo flagra e o ex-recordista mundial dos 100 m rasos nunca correu burlando regras.

“Isso tudo veio como uma grande surpresa, eu acho, para eles”, afirmou Francis à agência Reuters, em frente ao hotel italiano em que a equipe jamaicana se preparava para o Mundial de Atletismo, em Moscou.

“Asafa é um cara que não usa esse tipo de coisa. Eu o treino há mais de dez anos, e tivemos muita dificuldade em fazê-lo tomar coisas básicas, como proteínas e vitaminas”, disse o técnico.

Campeão olímpico no revezamento e ex-recordista, Asafa Powell foi pego com oxilofrina, um tipo de anfetamina, estimulante proibido pelo regulamento antidoping. A mesma substância foi encontrada em teste da vice-campeã olímpica dos 100 m rasos Sherone Simpson.

O time jamaicano culpa o fisioterapeuta Chris Xuereb, que trabalha com eles há apenas dois meses. “Ele tentou deixar as coisas um pouco sombrias e basicamente só lidava com Asafa. Eu tentei instruir outros do grupo: ‘Olhe, não concordo com este cara’”, alegou o treinador.