Topo

Garotinho amputado tieta Alan Fonteles e é convidado para conhecer RJ

Fã de atletismo, garoto Rio Woolf tieta brasileiro Alan Fonteles em Londres - Jamie McDonald / Getty Images
Fã de atletismo, garoto Rio Woolf tieta brasileiro Alan Fonteles em Londres Imagem: Jamie McDonald / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/07/2013 18h08

O evento comemorativo de um ano dos Jogos Paraolímpicos de Londres teve um protagonista inusitado neste domingo. Quem mais chamou atenção nas pistas foi Rio Woolf, garoto britânico de apenas cinco anos. Fã de atletismo, o menino tietou o brasileiro Alan Fonteles e ganhou um convite para conhecer o Rio de Janeiro.

Acometido por um problema congênito, Woolf precisou amputar parte da perna direita quando tinha apenas 14 meses de vida. Ele desenvolveu enorme interesse pelo atletismo, e em 2012 foi presença constante no Estádio Olímpico de Londres.

Woolf chamou atenção de Jonnie Peacock, medalhista de ouro nos 100 m da classe T44 nos Jogos Paraolímpicos de Londres. O corredor britânico conheceu o garoto e fez uma ponte para que o menino ganhasse de Natal uma prótese personalizada.

Além disso, a fabricante da prótese fará um trabalho especial para desenvolver o talento de Woolf no atletismo.

Neste domingo, Peacock posou para fotos com Woolf. Mas o grande objetivo do garotinho era encontrar Fonteles. "Ele mal pode esperar para conhecer o novo herói", disse um texto publicado na sexta-feira, no perfil oficial que o menino mantém na rede social Facebook.

Outra ligação de Woolf com o Brasil é que o garoto foi convidado para conhecer o Rio de Janeiro. Ele foi chamado por Edilson Alves da Rocha, diretor técnico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

"Rio vai para o Rio! Nós temos vivido a semana mais empolgante das nossas vidas e mal podemos acreditar em tudo que tem acontecido com nosso pequeno aspirante a atleta paraolímpico", disse um texto no Facebook do menino.

Woolf viajará ao Brasil para acompanhar os Jogos Paraolímpicos Escolares. Ele também foi convidado para estar na cidade durante os Jogos Paraolímpicos de 2016.

O curioso é que o primeiro nome de Woolf é Rio por causa do Rio de Janeiro, cidade em que os pais do garoto passaram a lua de mel.