Topo

Ucraniana leva soco ao se aquecer e compete com nariz quebrado

Natalia Semenova, atleta do arremesso de disco da Ucrânia, se prepara para fazer seu lançamento  - Franck Fife/AFP
Natalia Semenova, atleta do arremesso de disco da Ucrânia, se prepara para fazer seu lançamento Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/08/2013 19h05

A ucraniana Natalia Semenova não pôde competir como gostaria no Mundial de atletismo por conta de um nariz quebrado. Atleta do arremesso de disco, ela levou um soco involuntário quando estava na área de aquecimento, antes do início da disputa, e lesionou-se com alguma gravidade.

O incidente aconteceu na manhã deste sábado, em Moscou, quando as atletas se preparavam para a disputa do arremesso de disco. Depois de ensaiar os seus movimentos, Semenova saía do local quando foi atingida pela polonesa Zaneta Glanc.

“Eu tinha terminado quando ela começou a girar para trás, com isso ela me acertou com tudo no nariz. Imediatamente eu comecei vomitar. Os técnicos para eu sair da competição, mas eu decidi arremessar”, disse Semenova, em depoimento para o site da confederação de atletismo de seu país.

A ucraniana fraturou o nariz e teve uma concussão cerebral. Mesmo assim, ela competiu e lançou o disco a 55,79 m, a segunda pior marca entre todas as competidoras que acertaram pelo menos um arremesso. Seu nível de competição é bem melhor que esse, embora ela não fosse cotada para chegar ao pódio.

Só neste ano, Semenova arremessou a 61,41 m, sendo que sua melhor marca é de 2008, com um 64,70 m. “Estou desapontada. Eu estava pensando na final, isso fica evidenciado pelo resultado dos meus últimos treinos. Foi uma pena que isso tenha acontecido” disse a atleta, que evitou culpar Glanc pela confusão, embora tenha deixado no ar certa insatisfação. 

“Você pode aquecer ali, mas é claro que você deveria olhar para trás para ver se tem alguém atrás de você. Zaneta pediu desculpas imediatamente, mas naquele momento tudo era indiferente. Eu senti a fratura imediatamente”, disse Semenova.