Topo

Cinco atletas jamaicanos são pegos em exame antidoping e serão julgados

Recordista olímpico, Asafa Powell também foi pego em exame antidoping - EFE/Alberto Estévez
Recordista olímpico, Asafa Powell também foi pego em exame antidoping Imagem: EFE/Alberto Estévez

Das agências internacionais

Em Kingston (Jamaica)

06/09/2013 18h35

O ex-recordista mundial nos 100 m rasos Asafa Powell e a multimedalhista olímpica Sherone Simpson estão entre os cinco atletas cujos resultados de exames antidoping deram positivo, divulgou o jornal Jamaica Gleaner nesta sexta-feira.

A Comissão Antidoping da Jamaica (JADCO, sigla em inglês) revelou à publicação ter recebido resultados de laboratório que confirmam o uso de substâncias proibidas para melhorar o rendimento esportivo nos exames de cinco atletas jamaicanos que competiram nos campeonatos locais em junho.

Segundo a Comissão Jamaicana, os cinco atletas foram notificados dos resultados dos exames e de que as mostras foram passadas para o Tribunal Antidoping da Jamaica, que irá marcar audiências para os réus.

Em julho, Powell revelou que um exame antidoping seu teve resultado positivo, o que o impediu de participar do Campeonato Mundial de Atletismo, em Moscou. No Twitter, o atleta disse que seu exame teve “conclusões desfavoráveis” por indicar o uso do estimulante ilícito oxilofrina, o qual ele diz não ter ingerido conscientemente com o fim de melhorar seu rendimento.

“Eu não sou e e nunca fui trapaceiro”, declarou o atleta, que disse estar investigando como as drogas foram parar em seu organismo.
Já a medalhista olímpica Sherone Simpson disse que poderia ter ingerido uma sibstância proibida por um . Ela ganhou a medalha de prata nos 100 m em 2008 e o ouro no revezamento 4x100 em 2004.

“Eu  e minha equipe trataremos de fazer tudo que for possível para solucionar este problema da melhor maneira possível”, afirmou a atleta, que conquistou medalha de prata nos Jogos de Londres no ano passado.