Topo

Medalhas em mundiais alternativos iludem, mas costumam ser "mau agouro"

Do UOL, em São Paulo

10/03/2014 06h00

Títulos mundiais em esportes que não se chamam futebol, para o Brasil, são raros. Medalhas de prata e bronze, também. Mas elas costumam acontecer com mais frequência em dois tipos de competição, uma das quais ocorreu até o último domingo, na Polônia: o Mundial de Atletismo Indoor e o Mundial de Natação em Piscina Curta (estádio coberto no Atletismo e piscina de 25 m para a natação).

O principal problema das conquistas neste tipo de competição, por mais que tenham sua importância, é que tratam-se de torneios em palcos diferentes do principal do mundo: as Olimpíadas. Além deste fato, soma-se outro completamente relacionado: isso torna essas competições esvaziadas, com os principais atletas se poupando.

E isso abre espaço para conquistas que acabam "enganando" o público, que cria expectativas quase irreais sobre até onde os atletas brasileiros podem chegar. E isso cria outra situação, ainda pior: quando estes atletas vão "mal" em Olimpíadas, são duramente criticados por quem acredita tratar-se de competições iguais as que foram vencidas.

Abaixo, o UOL Esporte mostra que, em grande parte dos casos, as conquistas em Mundiais Indoor e de Piscina Curta se tornam "mau agouro" para os brasileiros, que dificilmente repetem os resultados nas Olimpíadas e em Mundiais que repetem as condições dos Jogos (estádio descoberto no Atletismo e piscinas de 50 m na natação).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Medalhas em mundiais alternativos iludem, mas costumam ser "mau agouro" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte