Ela bateu recorde ao correr 5 km em 25 minutos. Sua idade: 80 anos
Aos 80 anos, completar uma prova de corrida de 5 km não é fácil. E se o tempo final for inferior a 26 minutos, o feito torna-se ainda mais impressionante. Pois a norte-americana Libby James fez história neste mês. Além de terminar a prova, ela destruiu o recorde nacional da categoria 80-84 anos.
A marca anterior, que perdurava desde 1989, era de Anne Clarke: 29min23. Libby não tomou conhecimento desses números. No Syracuse Festival of Races, em Syracuse, ela fez os 5 km em incríveis 25min14, superando o recorde em mais de quatro minutos.
O ritmo médio de sua prova foi de 5min02, algo difícil para muito atleta amador bem treinado. Libby James, no entanto, não é uma atleta qualquer. Na verdade, os organizadores já esperavam a queda do recorde.
Isso porque Libby já havia corrido recentemente abaixo dos 25min30, mas quando ainda estava na categoria 75-79 anos. Bater o recorde da faixa de 80-84 anos, então, era questão de tempo.
O feito da norte-americana foi a cereja do bolo em um dia marcado por números históricos. No mesmo evento, em intervalo inferior a 1h, outros três recordes de veteranos foram derrubados nos 5 km.
Kathryn Martin, por exemplo, bateu o recorde nacional e o mundial da categoria 65-69 anos ao completar a prova em 19min57. Brian Pilcher, de 60 anos e detentor do recorde de 55-59 anos, fez história em sua nova categoria até 64 anos, correndo os 5 km em 16min39.
O dia histórico foi completado por Tom Bernhard. Aos 65 anos, ele correu para 17min32, batendo o recorde anterior de 18min12. E Bernhard poderia ter ido ainda melhor se não tivesse caído na reta final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.