Agente é investigado por participação de russos em maratonas nos EUA
A Maratona de Nova York sofreu um duro golpe a poucos dias de sua edição 2016, neste domingo (6). O motivo: uma investigação a respeito de um empresário esportivo russo que mora na cidade da prova.
Segundo o jornal The New York Times, o empresário Andrey Baranov encabeça uma trama com organizadores norte-americanos para permitir que atletas afastados por uso de doping corressem provas nos Estados Unidos. O esquema incluiria a organização de maratonas em cidades como Nova York e Los Angeles.
Na manhã desta quinta-feira, o agente falou à imprensa e negou com veemência qualquer participação em esquemas fraudulentos de competições, incluindo inscrições de atletas vetados e pagamento de propinas a organizadores.
A organização da prova nova-iorquina, por sua vez, declarou não ter conhecimento de atividades proibidas entre seus realizadores, e descartou ainda negociações com Baranov.
A investigação em provas de fundo de atletismo faz parte de um inquérito federal do Departamento de Justiça dos EUA que já puniu atletas e dirigentes russos. Ainda de acordo com o New York Times, as autoridades investigam suspeitas de lavagem de dinheiro referentes a “vários anos” e envolvendo organizadores de algumas das mais tradicionais maratonas no país.
Em maio, Grigory Rodchenkov – ex-chefe da autoridade antidoping da Rússia – admitiu ao jornal que o governo russo mantinha um “elaborado plano” para ajudar atletas do país a utilizar substâncias proibidas sem que fosse detectadas em exames. Desde 2015, Rodchenkov colabora com as investigações, que incluem atletas empresariados por Baranov.
Ainda segundo a organização da Maratona de Nova York, nenhum atleta russo está inscrito para a prova deste domingo, seguindo diretrizes internacionais que proíbem a participação de atletas do país em disputas de atletismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.