Topo

Epidemia do novo coronavírus esvazia Maratona de Tóquio no Japão

Montagem mostra a Maratona de Tóquio em 2020 e em 2019. A edição de 2020 ficou esvaziada devido à redução no número de participantes em decorrência da epidemia do novo coronavírus - Kyodo/Reuters
Montagem mostra a Maratona de Tóquio em 2020 e em 2019. A edição de 2020 ficou esvaziada devido à redução no número de participantes em decorrência da epidemia do novo coronavírus Imagem: Kyodo/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/03/2020 14h41Atualizada em 01/03/2020 21h22

A tradicional Maratona de Tóquio viveu uma edição atípica neste domingo. A corrida que geralmente reúne milhares de atletas, teve apenas 300 participantes devido à epidemia do novo coronavírus.

A prova foi liberada apenas para atletas de elite. Ao todo 38 mil pessoas estavam inscritas na corrida, mas apenas 300 foram autorizadas.

Além do número menor de atletas, o público presente também foi menor comparado a outras edições.

Foram distribuídos máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos para a equipe do evento e competidores.

O etíope Burhanu Legese venceu a prova masculina, e a israelense Lonah Chemtai, a feminina, marcando um novo recorde: 2 horas 17 minutos e 45 segundos. Na categoria paralímpica, os japonese dominaram: Tomoki Suzuki e Tsubasa Kina venceram as provas masculina e feminina, respectivamente.

O Japão registrou mais de 200 casos positivos de infectados pelo novo coronavírus, enquanto outras 621 pessoas que estavam a bordo do navio Diamond Princess, mantido em quarentena no porto de Yokohama, também apresentaram resultados positivos.

As escolas públicas no Japão fecharam por duas semanas e a liga de futebol do Japão adiou os jogos.

Os Jogos Olímpicos, previstos para acontecer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, ainda estão mantidos.