Helinho vê Franca confiante para buscar o tetra do NBB

Atual tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB), o Sesi Franca começou bem a sua trajetória rumo ao quarto título consecutivo da liga. A equipe, que é comandada por Helinho Garcia, vem do título paulista há alguns dias e, nesta terça-feira (15), derrotou o KTO Minas em sua estreia na competição nacional. Com um grupo motivado, o treinador do time vê um nível forte entre as 18 equipes participantes nesta temporada, mas acredita que o seu plantel está confiante na busca pelo tetra.

"A gente sabe do equilíbrio que tem entre as equipes, tanto no Paulista quanto no NBB e na Copa Super 8, que esperamos participar. Nosso time está muito confiante e motivado. Montamos uma equipe mais versátil, podendo utilizar os jogadores em mais de uma posição. Algo que eu acredito que seja muito importante no basquete moderno. Vamos em busca desse tetracampeonato", falou Helinho.

Helinho está a frente do comando técnico do Sesi Franca desde a temporada 2016/2017. Em oito anos liderando a equipe, já faturou 13 títulos. O último deles foi o do Campeonato Paulista, conquistado há cinco dias após vitória sobre o São José. Além dos cinco títulos estaduais e dos três nacionais, ele tem duas taças do Super 8, uma Copa Intercontinental, uma Champions League das Américas e uma Liga Sul-Americana.

Helinho recebe "banho" de jogadores do Sesi Franca após título paulista
Helinho recebe "banho" de jogadores do Sesi Franca após título paulista Imagem: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

A temporada 2024/2025 do NBB começou no último sábado, contando com 18 equipes. Os times se enfrentarão em turno e returno na primeira fase e, ao final das 34 rodadas, os 16 primeiros colocados avançarão aos playoffs, que se inicia a partir das oitavas de final. Neste ano, todas as fases do mata-mata serão disputadas em melhor de cinco jogos, incluindo a grande decisão.

"Eu sempre falo que a conquista de um título só existe através do quanto a gente cuida de todos os fatores. É o fator dentro da quadra, fora da quadra, a estrutura e a logística... Enfim, são muitos fatores. Mas de um modo geral é a gente procurar cumprir e crescer ao longo da temporada com muita motivação, cuidando dos valores que a gente preza no basquete para, assim, conseguir chegar da melhor forma na fase principal da competição (playoffs)", falou ele.

Além de ser o treinador da vitoriosa equipe francana, Helinho carrega a função de ser auxiliar técnico da seleção brasileira de basquete masculino. Depois de fazer parte da comissão da seleção que conseguiu a vaga e se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou que ele seguirá no grupo comandado pelo croata Aleksandar Petrovic para o ciclo de Los Angeles-2028.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.