Lynx vence nos segundos finais e força quinto jogo na final da WNBA

Teremos um quinto jogo para definir quem será o campeão da WNBA 2024. O Minnesota Lynx derrotou o New York Liberty por 82 a 80, na noite desta sexta-feira (18), no Target Center, em Indianápolis, e forçou a quinta partida nas finais da liga de basquete feminino dos Estados Unidos. Assim como aconteceu há dois dias, a partida foi definida nos segundos finais, após Bridget Carleton converter dois lances livres e desempatar a partida. O duelo decisivo pelo título acontecerá no domingo (20), às 21h (horário de Brasília), em Nova York.

Depois de vencer o terceiro jogo, o New York Liberty chegou nesta quarta partida com o "match point", precisando de um novo triunfo para conquistar o título da WNBA pela primeira vez em sua história. As lideradas por Sandy Brondello fizeram um jogo muito equilibrado contra as comandadas por Cheryl Reeve e chegaram a estar na frente do placar em dado momento do último período, mas o Lynx foi superior no fim e contou com o apoio da torcida para ganhar a partida.

Autora dos dois pontos que deram à vitória ao Lynx, Bridget Carleton fechou a partida com 12 pontos e quatro rebotes. O principal destaque da equipe foi Kayla McBride, com 19 pontos anotados. Courtney Williams marcou 15 pontos, enquanto Napheesa Collier fez 14 pontos e pegou nove rebotes. Pelo lado do Liberty, a cestinha foi Jonquel Jones, com 21 pontos. Leonie Fiebich marcou 19. As estrelas Breanna Stewart e Sabrina Ionescu marcaram apenas 21 pontos combinados. Apesar disso, Stewart fez um duplo-duplo, com 11 pontos e 11 rebotes.

Com o placar das finais empatado em 2 a 2, a decisão volta para o Barclays Center Brooklyn, em Nova York, onde acontecerá o quinto e último jogo da série, no domingo, às 21h. Quem vencer, será o campeão da WNBA. O Liberty tem a vantagem de decidir em casa por ter tido a melhor campanha da liga na temporada regular. O Lynx, por sua vez, foi o segundo colocado na tabela de classificação da primeira fase da competição.

O New York Liberty quer seu primeiro título da WNBA, após cinco vices - o último deles, no ano passado, quando perdeu para o Las Vegas Aces. Já o Minnesota Lynx busca seu quinto troféu da principal liga de basquete feminino do planeta, o primeiro desde 2017 - também venceu em 2011, 2013 e 2015, todos com Cheryl Reeve no comando.

Como foi o jogo

O Minnesota Lynx começou o jogo melhor e marcou os quatro primeiros pontos da partida. Entretanto, o New York Liberty não deixou a equipe desgarrar e passou a frente ainda na metade inicial do período, em 10 a 9. A partir daí, as equipes trocaram pontos até o fim da primeira parcial, encerrado em 23 a 23. O segundo período seguiu equilibrado, com corridas anotadas por ambas as equipes. No fim, o Lynx foi para o vestiário com 46 a 45.

Para o segundo tempo, as equipes mantiveram o ritmo ofensivo intenso e houve muitas trocas de pontos no início do terceiro período. O Lynx chegou a abrir 55 a 50 de vantagem, mas o Liberty passou a frente com 11 pontos seguidos, com duas cestas de três de Jonquel Jones. O Minnesota logo se recuperou e não deixou o time adversário desgarrar do placar. A equipe voltou à dianteira e fechou a parcial em 64 a 63.

Continua após a publicidade

Assim como aconteceu nos três primeiros jogos, a situação ficou aberta para o último período. O Lynx chegou a abrir cinco pontos de frente no início da parcial decisiva. O Liberty chegou a passar na frente a seis minutos do fim, mas o Lynx retomou a dianteira e manteve-se na liderança até 1min10s para o fim, quando a equipe visitante empatou. O duelo seguiu igualado até dois segundos do fim, quando o Minnesota voltou à frente com duas conversões de lance livre de Carleton. Sabrina Ionescu ainda tentou o game winner, mas foi contestada e errou o arremesso de três pontos. Assim, o Lynx venceu por 82 a 80.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.