Sabrina Ionescu? Breanna Stewart? Nada disso! A melhor jogadora do New York Liberty nas finais da WNBA 2024 foi a pivô Jonquel Jones. Ela recebeu o prêmio de MVP das finais (sigla de Most Valuable Player, "Jogadora Mais Valiosa" em português) após liderar sua equipe rumo ao inédito título da liga. A jogadora de Bahamas teve médias de 17,8 pontos, 7,6 rebotes e 2,2 assistências nos cinco jogos da série contra o Minnesota Lynx, tendo marcado 17 pontos na partida decisiva, que aconteceu neste domingo (20).
Jones foi peça-chave para o Liberty em todos os jogos das finais. Ela foi a maior pontuadora da partida no primeiro e no quarto duelos, além de ter sido a cestinha de sua equipe no quinto jogo. As estrelas Breanna Stewart e Sabrina Ionescu tiveram seus ímpetos ofensivos anulados na partida decisiva e Jones chamou a responsabilidade para si, em especial no primeiro tempo.
Neste último duelo, a bahamense de 30 anos ficou em quadra por 41min48s - a segunda maior minutagem do Liberty, atrás apenas de Stewart, que esteve em quadra nos 45 minutos (houve prorrogação) -, e marcou 17 pontos, com 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra (5/10) e 100% nos lances livres (7/7). Ela ainda pegou seis rebotes, sendo cinco defensivos e um ofensivo, e deu uma assistência.
Delayed but NEVER denied 🏆
-- WNBA (@WNBA) October 21, 2024
Jonquel Jones shares a few words after accepting her MVP trophy!#WNBAFinals presented by @YouTubeTV pic.twitter.com/hRfkW1aAFr
Este foi o primeiro título da WNBA da carreira de Jonquel Jones, que havia sido vice-campeã em 2019 e 2022 pelo Connecticut Sun e em 2023 pelo New York Liberty. Ela chegou na franquia nova-iorquina justamente no ano passado, depois de sete temporadas defendendo o Sun. Com a camisa da ex-equipe, a pivô recebeu o prêmio de jogadora que mais evoluiu na WNBA em 2017, foi eleita a sexta jogadora do ano em 2018 e ganhou o prêmio de MVP da liga em 2021.
Destaques do New York Liberty e integrantes da seleção estadunidense de basquete feminino, Breanna Stewart e Sabrina Ionescu tiveram baixos aproveitamentos nos dois últimos jogos das finais, combinando para 21 e 18 pontos, respectivamente. Stewart se despediu das finais com médias de 18,6 pontos e 10,8 rebotes (marcou duplos-duplos nas três últimas partidas), enquanto Ionescu teve médias de 12,4 pontos, 5,4 rebotes e 5,4 assistências.
Deixe seu comentário