UOL Esporte Basquete
 
29/08/2010 - 13h44

Canadá erra último arremesso, e Lituânia assegura vitória dramática

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Canadense Levon Kendall lamenta derrota no final para Lituânia. Equipe chegou a estar na frente por 17 pontos, mas permitiu a virada no segundo tempo de jogo.

    Canadense Levon Kendall lamenta derrota no final para Lituânia. Equipe chegou a estar na frente por 17 pontos, mas permitiu a virada no segundo tempo de jogo.

Os canadenses tinham uma vantagem de 17 pontos na metade do terceiro quarto, mas não conseguiram sustentar o placar e foram derrotados pela Lituânia por 70 a 68, neste domingo, em Izmir. O resultado garantiu os europeus no topo do grupo D com duas vitórias, enquanto o Canadá acumula duas derrotas consecutivas na competição.

Os canadenses foram superiores ao longo de toda a primeira metade da partida. Depois de um excelente primeiro quarto, em que abriram oito pontos de vantagem, os canadenses souberam manter o ritmo no segundo período, indo para o vestiário com uma vantagem de dez pontos, 43 a 33.

A equipe norte-americana se apoiava basicamente no talento do armador Jermaine Anderson, responsável por 15 pontos, cinco assistências e quatro roubadas de bola na partida. O pivô do Miami Heat, Joel Anthony, também foi fundamental na partida, especialmente dentro do garrafão, anotando outros 12 pontos.

O declínio do Canadá começou no terceiro período. Depois de liderarem por 17 pontos, a equipe reduziu o ritmo e viu os lituanos apertarem a marcação, abusando especialmente do jogo físico. A truculência surtiu efeito com a vitória dos europeus no terceiro período por 22 a 14, indo para o último período apenas três pontos atrás no placar.

O último período de jogo foi marcado por diversas trocas de liderança. O ala-pivô Linas Kleiza foi fundamental neste período, além de terminar a partida com um duplo-duplo: 18 pontos e 10 rebotes.

Atrás no placar por apenas dois pontos no último ataque da partida, o Canadá ainda teve a chance de vencer a partida, mas Anderson falhou no arremesso de três pontos, encerrando a partida com a vitória de virada da Lituânia por 70 a 68.

Na terça-feira, a Lituânia enfrenta a atual campeã Espanha, já o Canadá joga sua sobrevivência no Mundial contra a França.

Yi Jianlian e Wang Shipeng garantem vitória chinesa

Yi Jianlian e Wang Shipeng somaram 51 pontos na vitória chinesa sobre a Costa do Marfim, por 83 a 73, em Ankara. Apesar dos 20 pontos e 11 rebotes de Mouloukou Diabate, os africanos não conseguiram resistir à noite inspirada da dupla da China. Os asiáticos acumulam agora duas vitórias no Mundial, enquanto a Costa do Marfim foi derrotada em suas duas partidas.

Angola se recuperou da derrota na primeira partida e venceu, neste domingo, a Jordânia por 79 a 65. Os asiáticos acumulam duas derrotas no Mundial.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host