UOL Esporte Basquete
 
01/09/2010 - 18h27

Lituânia supera seleção francesa em duelo de invictos do grupo D

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Única invicta do grupo D, a Lituânia superou nesta quarta-feira a seleção francesa por 69 a 55, em partida realizada em Izmir, pela quinta rodada da primeira fase do Mundial de basquete da Turquia. Com a vitória, a Lituânia assume a liderança isolada do grupo D. Apesar de sofrer sua primeira derrota no Mundial, a França segue na segunda posição.

A equipe francesa despontou como surpresa da competição ao vencer a Espanha logo na estreia do Mundial. Em seguida, os franceses superaram Líbano e Canadá para se firmarem como força do grupo. A série de vitórias, entretanto, acabou diante da Lituânia que, lideradas pelo ala Jonas Maciulis (19 pontos) e pelo pivô Linas Kleiza (15 pontos) praticamente garantiram a primeira posição do grupo.

No início do jogo, a impressão era que os franceses iriam surpreender mais um favorito ao título. A equipe do técnico Vincent Collet terminou o primeiro quarto com uma vantagem de 24 a 11.

No quarto seguinte, entretanto, os lituanos responderam à altura, reduzindo a diferença e segurando o ataque adversário a apenas seis pontos no período. No intervalo de jogo, a vantagem francesa era de apenas seis pontos: 30 a 24.

A reação continuou avassaladora no terceiro período, quando os lituanos dominaram a partida. Nicolas Batum e (13 pontos na partida) e Mickael Gelabale (10 pontos) tiveram dificuldades para superar a defesa da quarta colocada da Olimpíada de Pequim-2008 e a França anotou apenas 11 pontos no período contra 28 da Lituânia.

Durante o último período, os lituanos apenas administraram a vantagem adquirida nos segundo e terceiro período, finalizando a partida com tranquilidade no placar: 69 a 55.

O resultado praticamente garante a equipe na liderança do grupo D. A Lituânia ainda enfrenta o Líbano, no encerramento da primeira fase. A França, por sua vez, fecha a participação contra a Nova Zelândia, que ainda não venceu no Mundial.

Turquia vence e termina em primeiro do grupo D

Destaque da partida, Ersan Ilyasova anotou 13 pontos e agarrou 13 rebotes na vitória da Turquia sobre a seleção do Porto Rico por 79 a 77, em Ankara. A vitória garantiu a primeira posição do grupo para os donos da casa independente dos resultados na rodada final da primeira fase.

Porto Rico mais uma vez não contou com seu armador Carlos Arroyo, lesionado, mas viu uma boa atuação do pivô Peter Ramos, que anotou 15 pontos e 12 rebotes.

Os visitantes ainda lideraram o placar até meados do terceiro período, mas a Turquia se recuperarou no último período e definiu a partida por 79 a 77. O turco Hedo Turkoglu, até então discreto neste Mundial, foi o cestinha da equipe com 16 pontos. Angel Vassalo foi o máximo anotador pelo lado porto-riquenho.

Na quarta posição do grupo, Porto Rico enfrenta a China na próxima quinta-feira, em partida que vale a classificação para a próxima fase.

Jordânia vende caro a derrota

A seleção argentina continua invicta no grupo A. Com a vitória sobre a Jordânia por 88 a 79, garantiu ao menos o segundo lugar da chave. O último jogo é contra a vice-líder do grupo, a Sérvia. A Jordânia, ao contrário do esperado, não foram uma vítima fácil para os campeões olímpicos de 2004. O jogo acabou definido por Luis Scola, cestinha da partida com 30 pontos, que ainda pegou 13 rebotes.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host