Médicos estão otimistas com ausência de metástase em tumor de Nenê
Giancarlo Giampietro
Em São Paulo
JOGADORES PEDEM CHECK-UP |
---|
Após o problema que o brasileiro Nenê está enfrentando, alguns jogadores do Denver Nuggets pediram para fazer check-ups médicos completos. Um deles foi Eduardo Najera. O mexicano assumiu a posição de Nenê na equipe do Colorado. "Uma coisa pequena pode afetar nossa saúde. Temos que estar sempre atentos para nosso corpo". |
LEIA MAIS |
NOTÍCIAS DA NBA |
NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO |
A maior fonte de otimismo é o fato de que o tumor, encontrado no testículo direito, não se espalhou pelo corpo. Como apenas tumores benignos não apresentam metástase (migração para outros órgãos), a doença de Nenê pode não se configurar como câncer.
A confirmação da natureza do tumor, porém, só será conhecida após exames laboratoriais, que devem ter os resultados confirmados no início da semana. A assessoria de imprensa do jogador chegou a divulgar que o tumor era benigno, mas os médicos norte-americano não confirmaram a informação. O site do jogador publicou o comunicado, mas o retirou do ar na seqüência.
Nenê foi operado na última segunda-feira, teve alta na quarta-feira e está em casa. Segundo a fonte consultada pela reportagem, ele passa bem e aguarda os exames para saber qual tratamento será usado.
O câncer de testículo é comum em jovens e é uma das formas da doença com maior índice de cura. Um dos casos mais famosos é o do ciclista Lance Armstrong, que detectou a doença aos 25 anos, com metástase, mas se curou e venceu a Volta França sete vezes seguidas.
Em alguns casos, a extração do tumor basta para evitar a doença. Se isso acontecer, Nenê pode voltar ainda nesta temporada da NBA. Caso o brasileiro precise de tratamento mais longo, ele perderá a temporada do basquete norte-americano e o Pré-Olímpico Mundial, pela seleção brasileira.