Denver confirma tumor maligno e contenção de câncer de Nenê

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Denver Nuggets confirmou, nesta terça-feira, a informação de que o tumor testicular retirado do pivô Nenê, em cirurgia no dia 14, era maligno.

AP
Nenê está afastado temporariamente das quadras para tratar de problema de saúde
COMUNICADO FALA QUE É BENIGNO
PÁGINA DOS BRASILEIROS DA NBA
A revista "Época", em seu site, publicou entrevista com urulogista Fernando Kim, responsável pela operação, que revelou a situação médica do brasileiro. Inicialmente o site oficial do atleta havia divulgado que o tumor seria benigno.

No comunicado, os Nuggets afirmaram que ainda não há uma programação para o retorno de Nenê às quadras, mas que ele passa bem. "O tumor foi descoberto em um estágio muito inicial, e os índices de recuperação são extremamente altos. Além disso, as chances de o problema voltar a acontecer são muito pequenas. Nenê passa bem e está se recuperando em Denver."

Kim afirmou que não houve metástase após fazer exames dos pulmões, do abdomen e da pelve. "Não existe nenhum indício de que a doença se espalhou", explicou o médico, amigo de Nenê.

O problema de saúde de Nenê foi detectado em exames rotineiros no Denver Nuggets, time que defende na NBA. Um teste de urina do jogador detectou presença anormal do hormônio "beta-hcg", que tem como medida mais comum detectar uma gestação.

Em homens, porém, a presença do hormônio pode indicar um câncer. Segundo a revista, após consultar outro urologista e ter confirmado a existência de um tumor, Nenê procurou Kim, que receitou que a cirurgia fosse feita o mais rapidamente possível.

Como o câncer estava em estágio inicial, Nenê tem grande chance de recuperação completa, já que o sucesso nesse tratamento beira 100%.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos