Phoenix espera exames para contratar Shaquille O'Neal

Das agências internacionais
Em Phoenix (EUA)

O pivô Shaquille O'Neal está perto de se transferir para o Phoenix Suns. O veterano, de 35 anos de idade, pode reforçar a equipe do brasileiro Leandrinho em uma troca que envolveria a ida do ala Shawn Marion para o Miami Heat.

Shaquille, que vive uma temporada ruim com apenas 14,2 pontos por jogo -a pior média da carreira-, viaja nesta quarta-feira a Phoenix para passar por exames médicos que vão avaliar a gravidade da lesão no quadril que está sentindo.

A negociação está na dependência dos resultados dos exames, pois Marion aceitou a transferência para o Miami, que também ganhará o armador Marcus Banks.

A intenção dos Suns é reforçar o garrafão, que já conta com a presença de Amare Stoudemire. Para isso, no entanto, o time do Arizona deixará para trás seu estilo de grande velocidade e contra-ataque que revolucionou a NBA nas últimas temporadas.

Segundo a franquia, Stoudemire vinha se desdobrando para atuar como pivô, mas sua posição de origem é a de ala-pivô. Para auxiliá-lo no garrafão, Marion, que no início da temporada foi envolvido em diversas especulações de transferências, também atuava fora de seu lugar.

Apesar de ter a melhor campanha da Conferência Oeste, com 34 vitórias em 48 partidas, o Phoenix chegou à definitiva conclusão de que precisava de um outro "gigante" no garrafão após a derrota para o San Antonio Spurs (sem o armador Tony Parker) na semana passada.

Os Spurs, que baseiam seu jogo em uma forte defesa e um eficiente garrafão com a presença de Tim Duncan, são um dos maiores algozes do "jogo bonito" do Phoenix.

Outro motivo que fez o Phoenix correr atrás foi a aquisição do espanhol Pau Gasol pelo Los Angeles Lakers. Na visão da franquia do Arizona, o time californiano se fortalece demais e vira candidato ao título, pois já contava o astro Kobe Bryant e outros jogadores de apoio, como Derek Fisher e Lamar Odom.

Para consolidar um garrafão de "gigantes", entretanto, o técnico do Phoenix, Mike D'Antoni, terá de esperar O'Neal se recuperar fisicamente. Nesta temporada, ele ficou fora de 14 jogos e, atualmente, está com uma bursite no lado esquerdo do quadril.

Mas, mesmo quando não tiver O'Neal, o Phoenix, que também chegou a procurar Samuel Dalembert (Philadelphia 76ers) e Emeka Okafor (Charlotte Bobcats), aposta na dupla formada por Stoudemire e o francês Boris Diaw no garrafão.

O'Neal é considerado um dos maiores pivôs da história. Ele foi adquirido pelo Orlando Magic no "draft" de 1992, mas o primeiro título só veio nos Lakers, em 2000. Depois, ainda levantou o troféu em 2001 e 2002, sendo eleito o melhor jogador das finais nas três vezes.

O pivô, que disputou o All-Star Game por 14 temporadas seguidas, mas ficou fora do evento de 2008, também tem um título pelo Miami Heat, conquistado em 2006, formando parceria com o armador Dwayne Wade. Nas duas temporadas passadas, porém, teve diversos problemas de contusão que o atrapalharam na carreira.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos