Técnico elogia astros da NBA, mas não os garante no Pré-Olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico da seleção masculina de basquete, o espanhol Moncho Monsalve, mostrou confiança nos jogadores brasileiros, fez elogios aos atletas que atuam na NBA, mas não os garantiu no Torneio Pré-Olímpico, a última chance de classificação do país para os Jogos de Pequim.

EFE
Contratação de Moncho Monsalve, por ser tratar de estrangeiro, foi muito contestada
OS BRASILEIROS DA NBA
Segundo Moncho, que teve sua contratação bastante contestada por treinadores brasileiros, o grupo para o torneio que acontece em Atenas será formado só por jogadores que tenham vontade de defender o país. Mesmo assim, ele confia na classificação.

"A primeira coisa que vou mostrar é que só vai ficar quem quiser jogar", declarou o treinador, que dirige uma grande seleção pela primeira vez na carreira, em entrevista ao "Globo Esporte". "Os jogadores têm muita capacidade atlética e acredito que temos muitas chances de estar nos Jogos de Pequim."

O técnico, contudo, quer contar com os principais astros nacionais e sabe que o talento deles é fundamental para arrebatar uma das três últimas vagas em jogo e, finalmente, acabar com um "jejum" de duas Olimpíadas sem a participação do Brasil.

"O Nenê é um dos melhores jogadores defensivos do mundo. E o Varejão é como um cavalo, joga com uma agressividade e um coração impressionante. Ele corre por toda a quadra", elogiou Moncho, que pretende fazer correções no jogo coletivo do time e reforçar o sistema defensivo.

Tudo isso, segundo Moncho, de 63 anos de idade, poderá ser trabalhado durante quatro semanas se preparação para o Pré-Olímpico. "Nesse período, vamos fazer um grupo forte e vou pedir aos jogadores três coisas essenciais: respeito, confiança e generosidade."

Dos astros da NBA, porém, Nenê, que foi operado para a retirada de um tumor nos testículos, não sabe se poderá jogar. Varejão e o armador Leandrinho estarão à disposição do técnico.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos