Celtics e Pistons sobram no Leste e lutam contra comodismo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Se o Oeste apresenta um cenário brutal na disputa pelas oito vagas dos playoffs, a situação do Leste é de completa calmaria para os líderes. Boston Celtics e Detroit Pistons sobram na metade oriental da NBA.

Reuters
Foto de Kevin Garnett é estampada em prédio no centro de Nova Orleans, que vai receber o All-Star Game no fim de semana; ala foi o jogador mais votado da partida festiva depois de liderar os Celtics à campanha de liderança da temporada
NO OESTE, UMA DISPUTA BRUTAL
Os dois times sustentam as duas melhores campanhas da liga, melhores do que qualquer um do Oeste. Ajuda, no entanto, o fato de lidarem regularmente com uma concorrência dizimada em sua conferência, que chega à parada do All-Star Game com apenas cinco times com mais vitórias do que derrotas.

Se a temporada se encerrasse nesta sexta-feira, três times se classificariam aos mata-matas com recorde negativo. O Washington Wizards, desfalcado de Gilbert Arenas, com 25 vitórias e 27 derrotas; e o New Jersey Nets, em meio a uma crise com o armador Jason Kidd, e o Philadelphia 76ers, em pleno processo de reconstrução, ambos com 23 triunfos e 30 reveses.

Há um grande disparate entre as conferências. O Portland Trail Blazers, que é apenas o décimo colocado do Oeste, seria o sexto do outro lado. O Houston Rockets, o décimo, subiria para a terceira colocação.

A derrapada do Leste é justificada em grande parte pelo fiasco de times como Chicago Bulls e Miami Heat. Classificados para os playoffs do campeonato anterior, as franquias patinaram na primeira metade. O jovem time dos Bulls chegou ao desgaste máximo diante do técnico Scott Skiles, que foi demitido, e o Miami Heat despencou para a lanterna da liga com um elenco desmotivado.

O New York Knicks segue em sua rotina de saco de pancadas, a despeito da contratação do ala-pivô Zach Randolph, que não combinou com o pivô Eddy Curry em mais um plano mirabolante de Isiah Thomas. Ambos já estão disponíveis no mercado. Times promissores como o Atlanta Hawks e o Charlotte Bobcats ainda sofrem com a irregularidade.

Apenas os Celtics e os Pistons salvam a honra da conferência. Revigorada com a contratação de Kevin Garnett e Ray Allen, a cidade de Boston sonha com a volta dos tempos de glória da franquia mais vitoriosa da liga. O Detroit, com uma base muito entrosada, com dez vitórias seguidas no momento, são a maior ameaça.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos