Fla abre vantagem no fim, bate Minas e segue líder invicto

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Flamengo passou nesta sexta-feira por seu segundo grande desafio no Nacional masculino de basquete e conseguiu se manter como líder invicto da competição. O clube carioca teve dificuldades, mas bateu o Minas por 96 a 89, no Rio de Janeiro.

As equipes, candidatas ao título, fizeram uma partida bem equilibrada, com ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra - enquanto o Fla converteu 54% de seus arremessos de longa distância, o Minas acertou 64% nas bolas de dois pontos.

O primeiro tempo terminou empatado em 45 a 45. Os visitantes ainda abriram quatro pontos ao final do terceiro período. Mas o Fla conseguiu encaixar seu ataque na última parcial e se desvencilhou do adversário, marcando 31 a 20 em dez minutos.

O experiente ala-armador Marcelinho Machado e seu irmão Duda foram os destaques do time da casa. Marcelinho anotou 24 pontos e converteu cinco em sete bolas de longa distância. Já Duda teve uma atuação completa, com 17 pontos, seis rebotes, quatro roubos de bola e cinco assistências.

"Não começamos bem a partida, tanto no ataque quanto na defesa, mas a equipe soube buscar o melhor posicionamento em quadra para fazer seu jogo. Mérito também para os jogadores que vieram do banco que conseguiram dar um novo ritmo. Mais uma vez mostramos que temos um grupo forte e homogêneo, com condições de brigar pelo título", disse o jogador da seleção brasileira.

O ala-pivô norte-americano Johnson foi o principal nome do Minas, com 27 pontos e oito rebotes. O armador argentino Sucatzky distribuiu dez assistências, mas foi responsável por cinco desperdícios de posse de bola.

O Fla, aliás, foi forte nesse quesito, forçando 26 erros no total do rival mineiro (oito a mais do que cometeu) para compensar a frágil contenção nos arremessos.

Em uma campanha impecável em dez rodadas, o time carioca conseguiu muitas vitórias elásticas no Nacional. Diferentemente do que foi o triunfo contra Brasília, no dia 17 de fevereiro, decidido apenas na prorrogação por 106 a 102 para os rubro-negros.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos