Sem vaga na Liga Sul-Americana, Franca critica a CBB

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As rusgas entre alguns clubes e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) parecem não ter fim. Desta vez, o técnico Hélio Rubens, do Franca, acusa a entidade de não permitir a participação da equipe do interior de São Paulo na Liga Sul-Americana, como uma forma de represália.

"Lamento que a CBB não respeite o direito adquirido de Franca, que ganhou dentro de quadra a vaga na Liga. Abrir mão da vaga que era de um time brasileiro para a Venezuela? O modelo implantado pela CBB é ditatorial, conservador e furado", alfinetou o ex-treinador da seleção brasileira, em entrevista ao Jornal da Tarde.

Vale lembrar que o Franca é líder das equipes que criaram a Associação Brasileira de Clubes de Basquete (ACBB), composta por oito clubes 'rebeldes' de São Paulo que se desfiliaram da CBB por desentendimentos com a entidade. Essas equipes, à parte do Campeonato Nacional oficial, realizarão a Supercopa, com início no dia 28 de fevereiro.

Atual campeão paulista e vice-campeão brasileiro, o time francano já havia garantido vaga na Sul-Americana no ano passado. Mas a CBB estragou a festa dos paulistas ao divulgar em nota oficial uma alteração no regulamento do Nacional, decisão atribuída à Comissão Executiva de Clubes.

Segundo a entidade, o artigo anterior era mal redigido e a partir de agora, além de ter obtido vaga no Nacional do ano anterior, o time também tem que estar inscrito no campeonato do ano vigente para poder participar das competições internacionais.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos