Spurs colocam Suns na parede e ficam perto de triunfo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A série que era considerada a mais equilibrada da primeira rodada dos playoffs da NBA pode terminar com a chamada "varrida". Nesta sexta-feira, o San Antonio Spurs destroçou o Phoenix Suns por 115 a 99, fora de casa, e abriu 3 a 0 no confronto. Os atuais campeões estão a um triunfo de avançar às semifinais do Oeste.

SAN ANTONIO 3 X 0 PHOENIX
Reuters
Clique para ampliar a foto
O quarto jogo está marcado para domingo, ainda no Arizona, e os Suns estão emparedados. Nenhum time conseguiu uma virada com quatro vitórias seguidas na história dos mata-matas da liga norte-americana.

A equipe de Leandrinho - que teve sua melhor atuação contra os algozes - apostou na contratação do veterano Shaquille O'Neal para tentar conter o astro Tim Duncan, mas os Spurs mostraram mais uma vez que não são time de um jogador só. Há um trio a ser parado no rival texano, como Tony Parker e Manu Ginóbili provaram.

Melhor atleta das finais do ano passado, o armador francês anotou 41 pontos (recorde pessoal) e 12 assistências para torturar a defesa dos Suns. Já o argentino, eleito o melhor reserva da temporada, mostrou eficiência com 20 pontos em 28 minutos, convertendo sete de seus 11 arremessos, sendo quatro de sete dos três pontos. Duncan também não ficou muito para trás, com 23 pontos e dez rebotes.

Os Spurs acertaram 56,1% de seus chutes de quadra, 40% nas bolas de longa distância e brilharam até mesmo em seu ponto fraco, o lance livre, com 89,5%. Eles superaram aquele que é considerado o melhor ataque da liga em todos esses quesitos. Os Suns saíram vaiados de quadra pelos poucos torcedores que permaneceram no US Airways Center até o estouro do cronômetro.

O time texano arrasou desde o primeiro quarto, vencido por 33 a 19, e só perdeu a última parcial do jogo (24 a 27). O time de Leandrinho não liderou o marcador sequer por um instante e chegou a perder por 23 pontos.

Titular no lugar de Grant Hill, Leandrinho foi um dos poucos pontos positivos dos anfitriões, com 20 pontos e quatro rebotes, recuperando-se de um início desastroso na série. Amaré Stoudemire obteve um "double-double" de 28 pontos e 11 rebotes.

O armador Steve Nash teve uma noite apática pelos Suns, com apenas sete pontos e nove assistências, sem ter encontrado meio algum de ficar à frente das infiltrações de Parker. Shaquille O'Neal marcou 19 pontos, mas sua lentidão abriu espaço para o jogo de trocas ofensivas dos Spurs.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos