Flamengo marca 2 a 0; Minas e Brasília vencem

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Os três favoritos ao título do Nacional masculino de basquete venceram suas partidas neste domingo, na primeira fase dos mata-matas da competição. Enquanto o Flamengo abriu 2 a 0 em seu confronto, Minas e Brasília venceram a primeira partida de suas séries.

O Fla bateu o Cetaf/Vila Velha por 79 a 72, no Rio de Janeiro, e está a um triunfo de avançar à semifinal do campeonato. "Na casa deles com certeza vai ser mais difícil, mas o time está preparado", afirmou o ala-armador Marcelinho Machado, à "SporTV".

O veterano foi o cestinha do confronto pelo segundo dia seguido, com 21 pontos. O cubano Amiel contribuiu com 18 pontos. E o pivô Alírio somou 12 pontos e 14 rebotes. O ala Jefferson Sobram anotou 17 pontos e pegou nove rebotes para o Cetaf.

Para a próxima partida, o Fla, além de ter de atuar fora de casa, encontra outra dificuldade - encontrar um armador. Com uma contusão nas costas, Hélio jogou por apenas nove minutos pela equipe que já está sem Fred.

"O Hélio sentiu as costas, então foi poupado hoje. Ele havia sentido a fisgada ontem. Vou ter de recorrer aos meninos do juvenil se ele não se recuperar até terça-feira", afirmou o técnico Paulo "Chupeta".

Encerrando a primeira rodada das quartas, o Minas derrotou o Saldanha da Gama (ES) por 90 a 74, em Belo Horizonte. Os cestinhas foram Mãozão, do Minas, e Lucas Costa, do Saldanha, com 20 e 19 pontos, respectivamente.

Já o Brasília venceu o Uberlândia, na capital, por 89 a 70. O cestinha foi Arthur, com 20 pontos. O principal pontuador mineiro foi Olivinha com 15 pontos.

Com esses resultados, os clubes lideram suas séries por um a zero. O segundo confronto das equipes será nesta segunda-feira, novamente em Belo Horizonte e Brasília.

"Foi um bom jogo. Conseguimos impor o nosso ritmo no primeiro tempo, com uma forte defesa, mas caímos de produção na segunda etapa. Temos que corrigir algumas falhas para as próximas partidas, pois em playoff qualquer descuido pode ser fatal", disse o técnico Flávio Davis, do Minas Tênis.

"Fizemos uma boa partida, jogando bem desde o início. Abrimos uma diferença de vinte pontos no primeiro tempo e conseguimos controlar a vantagem até o fim. O próximo jogo é uma outra história. O placar começa do zero e temos que construir tudo de novo, com trabalho e dedicação", completou treinador Lula Ferreira, do Brasília.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos