Nacional masculino terá três jogos nesta quarta-feira

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Três jogos das quartas-de-final do Nacional Masculino de Basquete serão realizados nesta quarta-feira. Às 18h, o Uberlândia recebe o Universo/Brasília; às 20h, o Saldanha da Gama enfrenta o Pitágoras/Minas Tênis em Vitória, e o Joinville recebe o Ulbra/Rio Claro.

Enquanto o Universo e o Minas Tênis lideram suas séries por dois a zero, precisando só de mais uma vitória para garantir vaga na semifinal, o Uberlândia e o Saldanha da Gama precisam ganhar as três próximas partidas para se classificar para a próxima fase.

"Precisamos fazer a lição de casa e vencer. Jogamos bem em Belo Horizonte, mostrando que podemos enfrentar o Minas de igual para igual. No segundo jogo perdemos nos detalhes. Erramos muitos lances-livres e não tivemos tranqüilidade para vencer. Com um pouco mais de calma e equilíbrio, podemos ganhar", afirmou o ala/pivô Leandro Silva, do Saldanha da Gama.

Próximos da classificação, os jogadores do Universo estão mais tranqüilos, muito embora saibam da responsabilidade de ter que vencer mais um jogo para chegar à semifinal da competição.

"Conseguimos dar conta do dever de casa. Mas sabemos que em Uberlândia será mais difícil. A equipe deles cresce muito jogando em seu ginásio e nos dará trabalho. Nas partidas em Brasília fizemos o que treinamos, impondo o nosso ritmo. Na quadra adversária a pressão é ainda maior e a concentração será fundamental", comentou o pivô Márcio Cipriano, do Universo.

Depois dos dois primeiros jogos em Rio Claro, Ulbra e Joinville estão empatados no playoff. As próximas partidas acontecem quarta e quinta-feira, em Joinville.

"O grupo está consciente do desafio. Precisamos vencer dois jogos para ir à semifinal e não será nada fácil. Em playoff temos que ter atenção absoluta, pois qualquer descuido pode ser fatal. O lado psicológico faz muita diferença. A equipe deve ter equilíbrio para jogar com inteligência, sem desperdiçar bolas importantes", explicou o armador Espiga, do Joinville.

"Temos que manter a concentração do último jogo para vencer em Joinville. O ataque vem sendo o ponto forte da equipe. A defesa está melhorando, mas ainda precisa de alguns ajustes. Com uma marcação bem feita e velocidade no contra-ataque, temos grandes chances de virar a série", analisou o armador Manteiguinha, da Ulbra.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos