Brasil estréia no Sul-Americano de basquete contra o Equador

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção brasileira feminina de basquete estréia neste sábado contra o Equador no Sul-Americano, às 23h (de Brasília). O principal objetivo da equipe brasileira é faturar o 22º título e o 12º seguido na competição.

As duas seleções já se enfrentaram 16 vezes na história da competição, sendo que o Brasil nunca perdeu para as anfitriãs do campeonato em 2008. O último confronto aconteceu no Sul-Americano de 2005 e o Brasil venceu por 102 a 39.

"O Equador não tem muita tradição no basquete, mas provavelmente vai querer fazer uma boa competição, já que estão em casa, e brigar por uma vaga na Copa América 2009", afirmou o técnico Paulo Bassul.

E o bom retrospecto não é só contra as equatorianas, já que as brasileiras não perdem uma partida desde o Sul-Americano de 1986, acumulando 57 vitórias seguidas nos últimos 12 anos.

A ala/armadora Karla Costa, de 29 anos, já disputou os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, mas fará a sua estréia em um Sul-Americano.

"É o meu primeiro campeonato do tipo e quero ser campeã. Estamos treinando para jogar bem todas as partidas. Temos que fazer o nosso melhor para manter a invencibilidade do Brasil no Campeonato e manter a hegemonia da América do Sul", justificou.

Além do Equador, o Brasil terá como adversários a Colômbia (no domingo), Argentina (segunda-feira), Venezuela (terça-feira) e o Chile (quarta-feira) na fase de classificação. Os dois primeiros colocados disputam o título na próxima quinta.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos