Allen desperta, e Celtics voltam a liderar a final do Leste

Do UOL Esporte
Em São Paulo

No jogo mais equilibrado da série, o Boston Celtics derrotou o Detroit Pistons por 106 a 102 e se colocou em posição favorável para a conquista do título da Conferência Leste. Com direito a momentos de drama nos segundos finais, a equipe se safou em casa e abriu 3 a 2 na série melhor-de-sete.

AFP
Ray Allen reencontra ritmo e brilha pelos Celtics para recompor seu novo "Big Three"
Primeiros 4 jogos38%21,4%
Quinta partida60%83,3%
Temporada 07-0844,5%39,8%
Total da carreira44,6%39,7%
2 ptos3 ptos
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
LEIA MAIS SOBRE OS MATA-MATAS
Os Celtics estão a uma vitória de retornar à decisão da NBA, algo que não acontece desde 1987, nos tempos áureos de Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, o primeiro "Big Three" da franquia.

Nesta quarta, o ala Ray Allen despertou no confronto, marcou 29 pontos e, enfim, justificou a retomada do apelido nesta temporada, em que se juntou a Paul Pierce (16 pontos, seis assistências e cinco rebotes) e Kevin Garnett (33 pontos) para revitalizar o clube. O sexto jogo será realizado na sexta-feira, em Detroit.

Allen entrou em quadra com um péssimo aproveitamento de 19 arremessos certos em 50 tentativas e apenas três chutes certos em 14 de longa distância. Mas reagiu com 29 pontos na partida e cinco bolas de três pontos.

Depois de ficar com uma desvantagem de até seis pontos no primeiro quarto e de quatro pontos no segundo, o time da casa assumiu o controle do marcador antes do intervalo, com 52 a 46.

Essa liderança foi alargada para 17 pontos no terceiro período, mas uma seqüência de escassez ofensiva na parcial final - sete posses de bola em vão em cerca de quatro minutos - foi comprometedora e propiciou os instantes de drama no Garden.

A 1min23s do fim, o novato Rodney Stuckey, cheio de confiança, acertou uma bola de três pontos da zona morta para colocar reduzir o placar a 100 a 99. No ataque seguinte, Ray Allen converteu um chute de média distância. Chauncey Billups errou dois arremessos, Garnett desperdiçou um, e o jogo acabou decidido nos lances livres nos últimos dez segundos.

Stuckey acertou duas cobranças, mas Allen deu o troco e Kevin Garnett também matou outras duas para assegurar o triunfo.

Se o veterano Antonio McDyess foi um destaque inesperado dos Pistons no quarto jogo, dessa vez foi outro coadjuvante que brilhou no garrafão - Kendrick Perkins, que somou 18 pontos e 16 rebotes para os Celtics.

McDyess recebeu mais atenção da defesa local e terminou com apenas quatro pontos e oito rebotes. Chauncey Billups acumulou 26 pontos, seis assistências e cinco rebotes. Richard Hamilton marcou 25 pontos e deu seis assistências.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos