UOL Esporte Basquete
 
17/11/2009 - 07h00

Minas tenta manter domínio continental do país contra 'pelotão' argentino

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

  • Orlando Bento/Minas Tênis

    Armador Sucatzky espera que Minas não se sinta intimidado com a pressão da torcida argentina

A fase final da Liga Sul-Americana de Clubes começa nesta terça-feira, com apenas uma equipe brasileira entre as quatro que brigarão pelo título. O Minas Tênis estreia contra o Quimsa, às 21h (de Brasília), na cidade argentina de Santiago Del Estero, com a responsabilidade de manter o recente domínio do país, que conquistou todas as competições continentais no último ano.

Na temporada passada, o Flamengo se sagrou campeão da Liga Sul-Americana e pôs fim a um jejum de três anos sem títulos continentais para o Brasil. O país também conquistou a segunda edição da Liga das Américas, vencida pelo Brasília. Neste ano, levou a Copa América, com a seleção nacional.

Finalistas dos últimos dois campeonatos nacionais, Flamengo e Brasília decepcionaram nesta edição da Liga Sul-Americana. As duas equipes foram eliminadas logo na primeira fase do torneio e não conseguiram a classificação para o Final Four. Com isso, caberá ao Minas - o time brasileiro menos badalado no torneio – representar o país na fase final.

O time mineiro também não foi o melhor de sua chave. Mesmo atuando em Belo Horizonte, acabou derrotado pelo argentino Libertad Sunchales e obteve a vaga do melhor segundo colocado graças a um bom saldo de pontos – construído na vitória sobre o fraco Millonarios, da Bolívia, por 149 a 51.

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS

Terça-feira, 17/11
18h30 - Sionista x Libertad
21h - Quimsa x Minas
Quarta-feira, 18/11
18h30 - Minas x Libertad
21h - Quimsa x Sionista
Quinta-feira, 19/11
18h30 - Minas x Sionista
21h - Libertad x Quimsa
Considerado o ‘azarão’ da fase final, o Minas terá pela frente três equipes argentinas. Libertad Sunchales, Juventud Sionista e Quimsa tentam trazer novamente o título para o país, que venceu nove das 13 edições já realizadas.

"Vamos enfrentar grandes times, na casa do adversário e que terão muito apoio da torcida local”, disse o técnico do Minas, Flávio Davis. “Por isso, será importante jogarmos concentrados, principalmente na defesa, mantendo sempre a posse de bola. É dessa forma que vamos tentar surpreendê-los”.

O grande favorito para a fase final da Liga Sul-Americana é o Libertad Sunchales. Campeão continental em 2002 e 2007, a equipe ainda contará com a força de sua torcida em Santiago Del Estero. Na conquista de seu último título sul-americano, os torcedores foram fundamentais na decisão. Irritaram os jogadores do Flamengo ao atirar objetos nos atletas que estavam no banco de reservas e desestabilizaram o time brasileiro dentro de quadra.

"A torcida comparece em peso. Mas, se estivermos concentrados, podemos jogar com tranquilidade dentro de quadra”, disse o armador argentino Sucatzky, do Minas. “Não podemos deixar os adversários ditarem o ritmo da partida. Temos de tentar fazer o nosso jogo, principalmente na parte ofensiva, sem nos descuidarmos na defesa”.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host