UOL Esporte Basquete
 
25/11/2009 - 22h38

Após polêmica nos Grizzlies, Iverson anuncia sua aposentadoria

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Allen Iverson atuou por apenas três partidas nos Grizzlies e deixou a equipe após briga com técnico

    Allen Iverson atuou por apenas três partidas nos Grizzlies e deixou a equipe após briga com técnico

A trajetória de Allen Iverson na NBA chegou ao fim. Afastado das quadras desde sua frustrada passagem pelo Memphis Grizzlies, o polêmico armador de 34 anos anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria.

“Gostaria de anunciar meus planos de me aposentar da NBA. Sempre acreditei que, quando me retirasse, seria quando não pudesse mais ajudar o meu time. Mas não é o caso”, disse Iverson, em um comunicado no site StephanA.com. “Tenho um imenso amor pelo jogo, um desejo de jogar e muita gasolina no tanque. Sinto fortemente que ainda posso competir em alto nível”.

Iverson atuou por 14 temporadas na NBA. O armador havia firmado um vínculo de um ano com o Memphis Grizzlies e foi considerado a maior contratação da história da franquia. O jogador, porém, reclamou publicamente do técnico Lionel Hollins por ficar no banco de reservas e rescindiu seu contrato após três jogos.

Na última semana, o New York Knicks havia manifestado interesse em contar com o jogador, mas desistiu por priorizar o investimento em atletas mais jovens. O Boston Celtics também estudava a contratação de Iverson, mas o estilo polêmico do jogador causou ressalvas na franquia.

Allen Iverson chegou à NBA como a primeira escolha do draft de 1996, após brilhar no basquete universitário, para jogar pelo Philadelphia 76ers. Atuou por 10 anos na franquia, sendo eleito o MVP da temporada 2000/01, ano em que conduziu a equipe às finais.

Por problemas com o técnico Larry Brown, Iverson deixou os Sixers em 2006 ao se transferir para o Denver Nuggets. Na equipe do brasileiro Nenê Hilário, teve bom desempenho, mas não conseguiu classificar a franquia para a decisão da NBA.

Frustrado por não disputar o título, tentou a sorte no Detroit Pistons em 2008. Em uma temporada marcada por lesões, perdeu espaço no time titular e teve uma passagem apagada pela franquia. A transferência para os Grizzlies era tida pelo armador como um recomeço em sua carreira, mas sua permanência em sua nova equipe durou apenas três jogos.

Além do prêmio de MVP em 2001, Iverson encerra a carreira com 10 participações consecutivas no All-Star Game (entre 2000 e 2009) e dois prêmios de melhor jogador do confronto festivo. Também foi o maior pontuador da temporada em quatro oportunidades e foi eleito para o time do campeonato por três vezes.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host