UOL Esporte Basquete
 
27/11/2009 - 07h02

Novato Jennings 'rouba a cena' e vira o destaque do primeiro mês da NBA

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um novo astro pode estar surgindo na liga norte-americana de basquete. Em seu primeiro ano na NBA, o armador Brandon Jennings tem surpreendido torcedores e especialistas com ótimas atuações pelo Milwaukee Bucks e, apesar da competição estar apenas no início, já é considerado o favorito para conquistar o prêmio de melhor novato da temporada.

Nascido em Compton, cidade próxima a Los Angeles e tida como uma das mais violentas dos Estados Unidos, o armador foi considerado um dos grandes talentos do basquete colegial norte-americano nos últimos anos. Ganhou vários prêmios individuais e colocou o time da Oak Hill Academy entre os melhores do país.

A carreira de Jennings, porém, sofreu uma mudança de direção quando ele tentou disputar o basquete universitário. Em 2008, o jogador havia acertado sua ida para a Universidade do Arizona, mas não obteve nota suficiente para cursar a instituição após várias tentativas.

Sem lugar na NCAA, o atleta também não pôde tentar a sorte entre os profissionais. Uma regra criada pela NBA impede que jogadores participem do draft logo após saírem do basquete colegial. Para não ficar um ano inativo, o armador se transferiu para a Itália, onde defendeu o Lottomatica Roma, e se transformou no primeiro jogador norte-americano a se profissionalizar na Europa.

“Acho muito legal o que esse garoto fez. Há um mundo muito grande lá fora. É uma evolução positiva para as crianças e aspirantes à NBA”, disse David Stern, comissário da liga norte-americana, ao jornal The New York Times.

Sua participação na Europa, porém, foi apagada. Na Itália, Jennings teve uma média de apenas 5,5 pontos e 2,2 assistências em 17 minutos em quadra na liga nacional. Já na Euroliga, atuou em 16 jogos e marcou 7,6 pontos por partida.

“Na Itália, não atuei como armador e quase não joguei. Mas ir para a Europa te faz mais resistente mentalmente. É uma adaptação difícil, você está longe de casa e vivendo em um país diferente”, disse o jogador em entrevista a Sports Radio.

Passada a restrição imposta pela NBA, o atleta pôde participar do draft deste ano. O desempenho irregular na Europa, porém, pesou contra o jogador de 20 anos, que foi apenas a 10º escolhido entre os novatos.

Dentro de quadra, porém, Jennings tem feito várias equipes se arrependerem por não tê-lo escolhido no draft. O armador ganhou espaço no time titular dos Bucks e tem correspondido, com médias de 23,4 pontos e 5,8 assistências. O ápice nesta temporada foi a partida contra o Golden State Warriors, no início de novembro, quando marcou 55 pontos e se tornou o mais jovem jogador a superar a marca de 50 tentos em um só jogo.

Os números impressionaram os torcedores. Em enquete realizada no site da NBA sobre qual o jogador de maior destaque no primeiro mês de competição, Jennings ficou em primeiro lugar com 49% dos votos. O ala Carmelo Anthony foi o segundo, com 28%, seguido do armador Steve Nash (19%) e do ala Chris Bosh (5%).

“Nada disso estava previsto. Pensei que iria apenas entrar, tentar adaptar o meu jeito de jogar e aprender bastante [nesta temporada]”, comentou Jennings.

Diante deste início arrasador, o novato já é tido pelos torcedores dos Bucks como a grande esperança da franquia quebrar um longo jejum na NBA. O time de Milwaukee conquistou o título da liga norte-americana apenas uma vez, em 1971, quando contava com o lendário Oscar Robertson. Atualmente, a equipe faz boa campanha, na sexta colocação da Conferência Leste, com oito vitórias em 13 jogos.

“Eu adoro a cidade, pois posso sair sem ser assediado. A única coisa que as pessoas dizem é ‘obrigado por ter vindo para o Milwaukee Bucks, esperamos que você possa levar nosso time às vitórias’. Milwaukee tem sido muito boa para mim até agora”, disse o jogador.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host