UOL Esporte Basquete
 
27/12/2009 - 08h03

Após briga com técnico, McGrady se nega a defender Rockets contra Nets

Das agências internacionais
Em East Rutherford (EUA)
  • Tracy McGrady, jogador com maior salário da NBA, se negou a ser reserva dos Rockets contra os Nets

    Tracy McGrady, jogador com maior salário da NBA, se negou a ser reserva dos Rockets contra os Nets

Tracy McGrady e o treinador do Houston Rockets, Rick Adelman, tornaram públicas as suas desavenças na rodada deste sábado da NBA. O último capítulo do desacordo, este sem que houvesse chance de ficar somente no vestiário, aconteceu em Nova Jersey, antes da vitória dos Rockets sobre os Nets por 98 a 93. McGrady não teve a titularidade garantida pelo técnico, abandonou a equipe e voltou para Houston, com a permissão da franquia, que aceitou o argumento do jogador, que desejava descansar e assistir ao aniversário de seu filho menor, Laymen.

No entanto, a decisão não ajuda a encerrar a polêmica sobre a posição de reserva de McGrady nos Rockets. O jogador, que tem o maior salário da NBA, com 23,2 milhões de dólares, e está no seu último ano de contrato, voltou às quadras recentemente após superar uma pequena cirurgia no joelho esquerdo. Neste momento, a equipe diz que o assunto será discutido novamente nesta segunda-feira, logo após jogar contra os Cavaliers, em Cleveland.

“É um ato de equilíbrio tentar entender tudo que acontece, e não tenho a resposta mágica. Algo que desejo”, declarou Adelman sobre a polêmica com McGrady. O jogador tem média de apenas oito minutos em cada uma das últimas seis partidas que pôde defender os Rockets, não está contente com a sua participação e cobrou o seu treinador para que tivesse mais tempo dentro de quadra.

Adelman negou ceder à pressão, e a situação chegou a um enfrentamento aberto entre as partes. “Sou um jogador”, declarou McGrady em entrevista ao jornal Houston Chronicle. “Não vou discutir as decisões dos dirigentes e do treinador, mas é lógico que eu tenha a necesidade de jogar mais minutos”. No entanto, o astro não conseguiu se calar após mais um jogo no banco de reservas.

  • Getty Images/AFP

    Kobe Bryant foi fundamental para os Lakers, que tiveram problemas, mas venceram por 112 a 103

Apesar da polêmica, o gerente geral dos Rockets, Daryl Morey, insistiu que não ainda é discutida uma possível transferência, mas explicou que a decisão de colocar McGrady para jogar poucos minutos pertence somente a Adelman. Sobre o futuro do astro, o técnico admitiu que tudo é uma “incógnita”. “A única coisa que posso dizer é que não tenho uma resposta‘, comentou Adelman.

“Pensei que estava descontente com esta situação, e me sentia incomodo indo em frente sem que ela pudesse ser resolvida”, declarou o técnico sobre a pressão de McGrady para jogar mais tempo. “Não culpo a qualquer jogador por pedir para jogar mais, e isso é basicamente o que ele quer. Mas agora não tenho certeza de como posso fazer isso”, afirmou.

McGrady, de 30 anos, joga a sexta temporada com os Rockets, que apesar de sua ausência e a do pivô chinês Yao Ming, tem feito uma boa campanha na NBA. A equipe soma 18 vitórias e 12 derrotas na competição até o momento. McGrady, que na última edição só jogou 35 partidas, teve pouco destaque na atual temporada e pôde ficar satisfeito somente com a atuação contra o Los Angeles Clippers, quando anotou dez pontos.

“Era um grande jogador”, reconheceu Adelman, “Mas a realidade é que agora não é o jogador que possa anotar os pontos que a equipe necessita porque está em um processo de adaptação. Não podemos ficar sem a ajuda de outros jogadores que agora estão em um bom momento”, finalizou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host