O Brasília venceu neste domingo o Saldanha da Gama em mais uma rodada do NBB (Novo Basquete Brasil) e se manteve isolado na liderança da competição nacional. A equipe do Distrito Federal derrotou o rival por 96 a 85. Com este resultado, o Brasília alcançou a décima vitória no torneio, em 11 jogos disputados. Já o Saldanha da Gama chegou à oitava derrota na competição, após dez partidas.
O primeiro tempo do jogo foi bastante disputado. Liderados pelo ala norte-americano, Leonard Mosley, o Saldanha deu trabalho para o Universo. O jogador foi responsável por 15 pontos na etapa inicial, sendo que 12 deles foram de arremessos de 3 pontos. O Universo terminou a primeira metade da partida vencendo por 46 a 43.
No retorno para o segundo tempo, no entanto, o time de Brasília voltou melhor e passou a dominar o jogo. O ala Alex e o pivô Guilherme Giovannoni foram os principais pontuadores da equipe, com 20 e 18 pontos, respectivamente. O volume de jogo do Universo abalou o Saldanha, que passou a errar muito no ataque e não conseguiu manter o mesmo nível do adversário.
Agora, o próximo desafio do líder do NBB será no dia 23 de janeiro, na disputa da Liga das Américas. "Essas duas partidas que vencemos [Saldanha e Cetaf] foram muito importantes para nós. Continuamos na liderança do NBB e, ainda, foi um ótimo preparativo para a Liga das Américas", disse Guilherme.
Já o Pitágoras/Minas conquistou a sua segunda vitória consecutiva. A equipe venceu o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, por 105 a 80, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. Mc Neil, da equipe do Espírito Santo, foi o cestinha, com 27 pontos, dois a mais que o minastenista Murilo.
O técnico Flávio Davis disse, após a partida, que a vitória foi fruto da intensidade defensiva da equipe. “A atitude de hoje é a que queremos para toda a competição. Conquistamos uma importante vitória e esperamos continuar assim em busca da classificação. Na próxima partida já teremos outro adversário difícil e um novo resultado positivo será muito importante para nós”, afirmou.
Outros dois jogos completaram a rodada. O Londrina derrotou o Assis, fora de casa, por 93 a 88. Enquanto o Palmeiras/Araraquara foi superado pelo Flamengo por 74 a 72.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas