UOL Esporte Basquete
 
21/01/2010 - 07h00

Conduta rígida da NBA pode acabar com carteado nas concentrações

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A polêmica envolvendo o armador Gilbert Arenas fez a NBA voltar suas atenções para as concentrações dos jogadores. Depois que o astro do Washington Wizards levou armas para o vestiário da equipe para cobrar uma dívida de pôquer do companheiro Javaris Crittenton, a liga norte-americana estuda proibir com os jogos de cartas entre os atletas.

“Historicamente tem sido um problema para as equipes. Temos algumas franquias que já proíbem os jogos de cartas durante suas atividades”, comentou o porta-voz da NBA, Tim Frank.

A possibilidade de veto divide opiniões entre os atletas. “Os caras não querem apenas jogar, são muito competitivos", disse o ala Zach Randolph, do Memphis Grizzlies. Já o pivô Emeka Okafor acredita que o problema ocorrido em Washington foi um caso isolado. “A maior parte dos atletas age de uma forma adulta. Se esta situação nunca tivesse acontecido, ninguém falaria nada sobre isso”.

Por enquanto, a NBA promete deixar a questão a cargo das franquias, que terão liberdade para proibir ou não a diversão predileta dos atletas durante as concentrações. Mas, se depender do histórico de restrições impostas pela liga, os jogos de cartas podem estar com os dias contados.

Confira os detalhes da rodada de quarta-feira da NBA

CONHEÇA ALGUMAS DAS RIGOROSAS NORMAS DE CONDUTA DA NBA

1) Vestidos a rigor: Não é apenas dentro de quadra que os atletas têm que se vestir conforme as regras da NBA. Em eventos ligados à liga, os jogadores devem seguir o código de vestuário da entidade, que prevê a utilização de traje social. É vetada a utilização de regatas, bermudas, camisetas ou qualquer tipo de roupas esportivas. Os atletas também não podem usar chapéus de qualquer espécie, correntes e medalhões, além de óculos escuros em ambientes fechados. Os fones de ouvido são permitidos apenas em viagens de ônibus, avião e no vestiário da equipe.
2) Torcedor priorizado: A atual temporada marcou a estreia de uma norma da NBA que proíbe os jogadores de ficarem em pé ao lado do banco de reservas. Os atletas relacionados para as partidas que não estiverem em quadra devem permanecer sentados. Eles podem se levantar em eventuais momentos de comemoração ou para se preparar para retornar ao jogo. O objetivo da nova determinação é impedir que os jogadores atrapalhem a visão dos torcedores que sentarem nas primeiras fileiras das arquibancadas.
3) Internet controlada: A "explosão" do uso do Twitter chegou até a NBA. Boa parte dos jogadores tem contas na rede social e possuem milhares de fãs. Shaquille O'Neal, por exemplo, tem mais de dois milhões de seguidores. Após alguns atletas atualizarem suas páginas pessoais durante as partidas, a liga decidiu intervir. Desde o início desta temporada, a entidade proibiu qualquer tipo de mensagem desde 45 minutos antes dos jogos até o término dos compromissos dos atletas após os confrontos. Desde que a determinação foi criada, vários jogadores acabaram multados por descumprirem as regras.
4) Carteado na mira: O próximo passo de controle da NBA pode ser o fim dos jogos de cartas nas concentrações, o que provocou polêmica entre jogadores e técnicos. "Sou contra tudo isso", disse o técnico do Los Angeles Lakers, Phil Jackson. Enquanto a entidade estuda a proibição, algumas equipes já vetaram a diversão após o incidente com Gilbert Arenas (foto), entre elas o Washington Wizards. Protagonista da polêmica, o armador segue suspenso por tempo indeterminado pela liga norte-americana, sem receber salários, e pode pegar dois anos de prisão por porte ilegal de armas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host