UOL Esporte Basquete
 
22/01/2010 - 12h38

Empossado, Magnano foca padrão na base e exalta "atitude" da Copa América

Jorge Corrêa
Em São Paulo

FULL TIME"E MORANDO NO BRASIL

  • Um dos principais problemas que envolveu a não-renovação de contrato da CBB com o técnico Moncho Monsalve foi o tempo que a entidade queria que o espanhol passasse no Brasil. Mas essa questão não tirou o sono para trazer Rubén Magnano."Ele mesmo pediu logo de cara para morar aqui. E já até requisitou um professor de português", brincou o diretor da seleção, Vanderlei Mazzuchini.

    "Desde o começo queremos deixar ele o mais a vontade possível, dando uma comissão técnica da qualidade. Ter ele aqui o tempo todo era uma prioridade, então queremos que ele se adapte o mais rápido possível, para que esteja logo infiltrado nos nossos problemas e qualidades, agregando seu conhecimento", seguiu o cartola.

    O argentino explicou que vai morar em São Paulo e exercerá o cargo"full time", como na última fase como treinador da seleção de seu país."Logo nessa minha primeira vinda, já vou ver um jogo da final do Paulista masculino [entre Paulistano e São José] e alguma partida do NBB", afirmou Magnano.

    "Quando já voltar para ficar definitivamente em São Paulo, a partir de março, vou viajar para ver todos os jogos que conseguir e conversarei pessoalmente com cada jogador que possa me interessar. Precisarei de um pouco mais de tempo, porque o Brasil é muito grande, mas é algo importante de se fazer nesse momento", disse.

    E dentro desse trabalho de aproximação, ele não descartou nem mesmo convocar jogadores naturalizados brasileiros, como é o caso do ala norte-americano Shamell, do Pinheiros, que está próximo de ter o passaporte do Brasil."Todos os jogadores que tenho a disposição, sejam nascidos aqui ou naturalizados, têm a possibilidade."

Seis dias depois de a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) ter confirmado a contratação, o técnico argentindo Rubén Magnano foi apresentado oficialmente como treinador da seleção masculina. Em sua primeira entrevista no cargo, em um hotel na cidade de São Paulo, o treinador explicou qual será a espinha dorsal de sua filosofia: dar padrão ao trabalho dos times, desde a base, para resultado a médio e longo prazo.

“É muito importante e me deixa muito feliz a confiança que a CBB depositou em mim. Agora, quero transmitir essa confiança por toda parte, em todos os times”, afirmou Magnano. “O que vamos vender é muito trabalho. Ele é o elemento que faz com que, se não alcançarmos o nosso objetivo, pelo menos tenhamos ele a nossa mão.”

Ele explicou que repetirá aqui o sistema de trabalho que teve na Argentina, quando alcançou o vice-campeonato Mundial de 2002 e o ouro olímpico em 2004. “Lá, eu fui coordenador de todas as seleções, de todas as idades. Assim, consegui que o trabalho tivesse uma única identidade, mas sempre respeitando as idades dos atletas.”

“Aqui, eu vou precisar do trabalho de todos os treinadores, que todos voltem suas energias para a seleção. Isso porque os jogadores passam apenas 40 ou 50 dias conosco. Os outros dez meses eles ficam nos clubes, que é onde crescem. Temos de estar junto dos times para ajudar e monitorar esse crescimento”, completou.

Mas mesmo visando esse trabalho de médio e longo prazo, Rubén Magnano disse que não vai fugir da responsabilidade de resultados imediatos. Seu primeiro contrato com a CBB vai até as Olimpíadas de 2012,em Londres, mas ele já busca boas colocações no Mundial deste ano e a vaga direta para os Jogos no Pré-Olímpico continental.

“Não posso falar em posições, em que lugar da classificação ficaremos no Mundial da Turquia. Isso depende muito do rendimento do time naquele momento. Além disso, já estarei junto com o time que vai disputar a Copa América sub-18 na Colômbia.”

E o próprio Magnano disse que, no que depender do que viu na última competição da seleção brasileira masculina, não terá muito o que mudar. “O trabalho do Moncho na Copa América [ano passado] foi magnífico. O time foi campeão e gostei muito do que vi.”

“O que eu assisti em Porto Rico foi muito alentador. Com o basquete que aquele time apresentou, podemos ter grandes sonhos para o futuro. Vi uma atitude de jogo, uma disciplina tática, uma defesa bem postada. Tudo isso me deixou muito feliz e tranquilo com o que terei de fazer nesse primeiro momento”, finalizou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host