UOL Esporte Basquete
 
24/01/2010 - 12h04

São José vira a 1min30s do fim e é campeão do Paulista após 29 anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Técnico Régis Marrelli levou o São José ao terceiro título do Paulista

    Técnico Régis Marrelli levou o São José ao terceiro título do Paulista

O Paulistano teve tudo para adiar a festa do São José no Campeonato Paulista masculino de basquete. Mas, com um apagão a apenas dois minutos do fim, o time da casa virou a partida e conquistou o título, quebrando um jejum de 29 anos na competição.

Neste domingo, em São José dos Campos, a equipe passou quase toda a partida correndo atrás no placar, com distâncias de até 11 pontos para o Paulistano. Mesmo assim, conseguiu fechar o placar por 80 a 75, encerrando a série final do campeonato estadual, disputada em série melhor de cinco jogos, por 3 a 0.

A equipe foi liderada por atuações dos cestinhas Fabrício e Mineiro (18 e 17 pontos, respectivamente), que conseguiram manter o time vivo na partida, após estarem oito pontos atrás no marcador no quarto período. Mesmo com os destaques, o São José teve muitas dificuldades para permanecer próximo no marcador e parecia que deixaria o Paulistano levar os playoffs para a quarta partida, que seria em São Paulo.

“Foi uma batalha, uma temporada muito difícil. É difícil se conter nesta hora, temos só de comemorar”, disse Fúlvio. Mineiro acompanhou. “É muito bom ser campeão ao lado da torcida, que compareceu, e o primeiro título com toda esta responsabilidade de ser titular.”

O São José não conquistava a taça do Paulista de basquete - torneio estadual mais tradicional do país -, desde o início dos anos 1980. Na época, a equipe foi campeã seguidamente, em 1980 e 1981.

“Para esta partida, falei no vestiário que o diferencial seria o banco de reservas, porque o Paulistano já nos conhece. Fabrício, Fúlvio e Paulão fizeram uma grande partida e conseguimos ser campeões”, festejou o técnico Régis Marrelli.

  • Fúlvio foi um dos destaques da equipe no Paulista

Com apoio da prefeitura local, o São José reformulou o seu elenco no início da temporada para tentar repetir o feito. Todos os cinco atletas titulares chegaram à equipe pouco antes do Estadual, entre eles o armador Fúlvio. Convocado pelo ex-técnico da seleção brasileira Moncho Monsalve em algumas oportunidades, o jogador estava no basquete espanhol antes de ser repatriado.

O time do Vale do Paraíba terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás apenas do Franca. Nos playoffs, eliminou o São Bernardo de forma invicta e venceu uma emocionante série melhor de cinco contra o Bauru por 3 a 2, antes de bater com mais facilidade o Paulistano.

O jogo

O Paulistano conseguiu brilhar em certos momentos, mas nos dois primeiros quartos sofreu para abrir vantagem no marcador. Mesmo tendo 6 a 0 e depois 16 a 9 no primeiro quarto, o São José sempre conseguia se recuperar e encostar no placar, muito em função do sucesso em suas tentativas para três pontos nos primeiros momentos. Assim, os times fecharam o quarto em 20 a 19, e o mesmo se repetiu ao fim do primeiro tempo, que ficou em 41 a 39 para o Paulistano.

O começo do segundo tempo parecia mudar um pouco a situação. Com Dedé bem e Baby subindo de produção, como segundo melhor pontuador do Paulistano, a equipe conseguiu finalmente colocar uma boa vantagem no placar, abrindo 11 pontos de frente e depois fechando o terceiro quarto em 59 a 51.

Mas, o São José não desistiu até os últimos momentos. Liderado por Fabrício, seu cestinha, o time conseguiu encostar novamente e, com cerca de três minutos para o fim, chegou a estar apenas um pontos atrás, ajudado também pelo bom desempenho de Fúlvio nas assistências. Com 1min30s, o São José passou pela primeira vez à frente no placar, abriu vantagem e aproveitou o nervosismo do Paulistano para poder comemorar seu terceiro título Paulista.

Dedé acabou como cestinha da partida, com 20 pontos. Também pelo Paulistano, Baby fez 16.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host