UOL Esporte Basquete
 
24/01/2010 - 22h38

Universo vence no tempo extra, mas se despede da Liga e critica regulamento

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Universo/BRB/Financeira Brasília teve muitas dificuldades, mas conseguiu superar o Halcones UV Cordoba, do México. Neste domingo, a equipe brasileira derrotou o adversário por 99 a 98, no tempo extra, após empatar por 90 pontos no tempo regulamentar.

Apesar da vitória dramática, o time brasileiro se despediu da Liga das Américas, já que, com duas vitórias e um empate, a equipe comandada por Aluisio Ferreira, o Lula, chegou a cinco pontos e acabou na segunda colocação do grupo D. O líder foi o Peñarol de Mar Del Plata, da Argentina, que segue na competição.

Apesar de saírem derrotados da partida deste domingo, os mexicanos tiveram o maior pontuador, com Blake Walker, que anotou 37 pontos. Pelos brasileiros, o destaque foi Alex Garcia, que além de 27 pontos, ainda conseguiu cinco rebotes e deu quatro assistências.

Fora do torneio continental, o Universo criticou a organização da Liga das Américas e a FIBA Americas. Por meio de um comunicado oficial, a equipe insinuou ter sido prejudicada pelo critério adotado na competição.

“A FIBA Americas e a ABASUL, organizadoras da Liga das Américas e Liga Sul-americana, respectivamente, precisam repensar os formatos de disputa destas duas competições, visto que no certame sul-americano, o critério para apontar o último classificado foi o average e beneficiou o participante da chave que detinha um time de nível técnico extremamente baixo”, diz o comunicado.

“Já no torneio continental, a organização colocou o grande clássico do grupo D na primeira rodada e, com isso, a definição do classificado ocorreu rapidamente e o as duas rodadas finais passaram a ser desinteressantes e sem definir nada”, completou a nota oficial do time brasileiro.

Independentemente da polêmica fora das quadras, a equipe já se prepara para o retorno aos jogos do Novo Basquete Brasil, competição que atualmente lidera. O próximo desafio será contra o São José Basketball/Unimed/Vinac, na sexta-feira, às 20h, em Brasília (DF), ainda pelo turno da fase inicial.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host