UOL Esporte Basquete
 
30/01/2010 - 11h23

Com meia temporada para trás, Nenê e Varejão disputam topo brasileiro

Do UOL Esporte
Em São paulo
  • Nenê consegue um dos dois rebotes que pegou na derrota dos Nuggets para o Thunder

    Nenê consegue um dos dois rebotes que pegou na derrota dos Nuggets para o Thunder

Nenê e Anderson Varejão estão brilhando na atual temporada da NBA. Com meia temporada para trás, os dois pivôs brasileiros, que devem ser parte importante dos planos do argentino Ruben Magnano para a seleção verde-amerela no Mundial da Turquia, disputam, jogo a jogo, o posto de melhor do país no basquete norte-americano.

Ambos têm argumentos fortes para defender sua seleção. Nenê, do Denver Nuggets, foi esnobado nas votações do All Star Game, mas é um dos pivôs mais eficientes da liga norte-americana. No ranking de eficiência que a NBA computa, é o 11º entre os pivôs, com índice de 20,2 – dentro da Conferência Oeste, ele é o quarto.

Varejão, do Cleveland Cavaliers, também tem se destacado. Ele marca menos pontos que Nenê (8,2 contra 14,2) e tem desempenho quase igual nos rebotes (8,1 contra 8). Mas, enquanto está em quadra, é quase imbatível. Ele é o terceiro em Plus/Minus de toda a NBA, a estatística que leva em conta todos os pontos marcados pelo time com o jogador em quadra e subtrai os pontos sofridos. O ínidice de Varejão é 357, atrás apenas de Kobe Bryant, com 389, e LeBron James, com 386.

Os dois atuaram na rodada de sexta-feira, com resultados diferentes. Nenê jogou mal contra o Ohlahoma City, fez 10 pontos e pegou só 2 rebotes, e o Denver perdeu, 101 a 84. Varejão pegou 9 rebotes, marcou três pontos e os Cavs venceram, 94 a 73 contra o Indiana Pacers.

Veja outros destaques da rodada:

Lakers vencem na casa de Kobe
Natural da Filadélfia, Kobe Bryant sempre é vaiado quando enfrenta o Philadelphia 76ers. Nesta sexta-feira, a reação dos torcedores pouco importou. O Los Angeles Lakers venceu por 99 a 91, com 24 pontos, 4 rebotes e 3 assistências do cestinha da NBA. O espanhol Pau Gasol também ajudou, com seu terceiro double-double (dois dígitos em duas estatísticas) consecutivo: 19 pontos e 10 rebotes. O armador Allen Iverson foi o melhor dos Sixers, com 23 pontos.
Hawks vencem a 4ª contra Celtics
O Atlanta Hawks provou que á grande pedra no sapato do Boston Celtics, campeão da NBA em 2007/2008. A equipe de Atlanta venceu a quarta partida seguida contra os Celtics, 100 a 91, fechando a série da temporada regular (que é um dos critérios de desempate para os playoffs) em 4 a 0. O resultado ainda fez os Hawks tomarem o segundo lugar da Conferência Leste dos Celtics. O reserva Jamal Crawford foi o cestinha do Atlanta, com 28 pontos. Os 35 pontos do ala Paul Pierce não foram suficientes para o Boston.
Cestinhas da noite perdem
Paul Pierce, do Boston Celtics, com 35 pontos, foi o maior cestinha da rodada da NBA e perdeu. O segundo maior pontuador da noite, coincidentemente, também teve problemas: Kevin Martin fez 33 pontos, mas os Kings perderam por 101 a 94 para o Utah. Na vitória do Charlotte por 121 a 110 sobre o Golden State, dois jogadores terminaram com 30 pontos para os vencedores: Stephen Jackson e Gerald Wallace. Nos outros jogos, New Jersey perdeu outra, para o Washington por 81 a 79, e o Detroit foi humilhado pelo Miami: 92 a 65. O Minnesota venceu o LA Clippers por 111 a 97, o Chicago fez 108 a 106 no New Orleans, o Houston venceu o Portland por 104 a 100 e o San Antonio bateu o Memphis por 104 a 97 (foto).
  • Créditos: Reuters/Tim Shaffer, Reuters/T. Chappel e AP/Darren Abate

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host