UOL Esporte Basquete
 
Maurício Val/VIPCOMM

Marcelinho Machado em partida entre Flamengo e São José, na qual marcou 63 pontos

07/03/2010 - 14h05

Marcelinho marca 63 pontos contra São José e quebra recorde nacional

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com 63 pontos, o ala Marcelinho quebrou o recorde de pontos numa mesma partida do campeonato brasileiro de basquete em toda a história. A façanha foi alcançada na vitória de 101 a 89 do Flamengo em cima do São José, na manhã deste domingo, na Arena da Barra, no Rio.

Marcelinho só ficou sabendo de seu feito nos momentos finais da partida.  "Eu nunca fico sabendo quantos pontos estou marcando. No último quarto, depois que marquei sessenta pontos, alguém do banco me avisou. Mesmo assim eu não acreditei. É muita coisa. Acho que jogador nenhum tem uma certeza de quantos pontos está marcando na quadra. A gente sabe quando está em um dia legal, só isso. Mas, sinceramente, eu não imaginava que tinha marcado tantos pontos", disse o ala.

Ao estabelecer a marca, Marcelinho superou Oscar Schmidt, que segundo as contas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), alcançou 59 pontos no dia 4 de abril de 1999, em partida na qual defendia o Mackenzie contra o Santo André.

No entanto, Oscar ainda detém o recorde nacional, se contados outros campeonatos além do nacional: no Paulista, quando defendia o Bandeirante, o ‘Mão Santa’ anotou 74 pontos contra o Corinthians.

Após o jogo, Marcelinho contou um pouco de onde pode ter vindo a inspiração para estabelecer sua marca. "Esta semana eu estava vendo televisão e mostrou um jogo do Kobe Bryant, onde ele marcou 81 pontos. Cheguei até a comentar com minha esposa que, se tivesse em um bom dia como o dele, eu poderia marcar uns cinquentinha. Acho que essas imagens serviram para me inspirar".

A rodada

O feito de Marcelinho fez o Flamengo continuar na perseguição de Brasília pelo topo tabela, mas na rodada deste domingo a equipe da capital federal não vacilou e atropelou o Assis em casa: 101 a 62.

Já a equipe de Franca venceu fora de casa o Cetaf por 85 a 64, enquanto Minas suou muito para superar a equipe de Bauru por 114 a 113.

Lanterna da NBB, a equipe de Saldanha Gama perdeu mais uma, em casa, desta vez para o Palmeiras/Araraquara, por 70 a 61.

Por fim, com 75 pontos no placar final, tanto Londrina quanto Pinheiros venceram seus compromissos: os paranaenses bateram em casa o Paulistano, que só anotou 64 pontos, um a mais que o Joinville conseguiu fazer contra a equipe da capital paulista.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host