UOL Esporte Basquete
 
23/03/2010 - 07h00

Euroliga vira teste pré-NBA de fenômeno espanhol; brasileiros lutam por vaga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • <strong>TODOS DE OLHO - </STRONG> Ricky Rubio foi draftado pelo Minnessota, mas ainda não foi para a NBA. Preferiu jogar no Barça. Com isso, todos estão de olho no jovem armador. Os títulos da Euroliga e do Espanhol (o Barça lidera a competição) podem deixar o caminho para a NBA mais curto.

    TODOS DE OLHO - Ricky Rubio foi draftado pelo Minnessota, mas ainda não foi para a NBA. Preferiu jogar no Barça. Com isso, todos estão de olho no jovem armador. Os títulos da Euroliga e do Espanhol (o Barça lidera a competição) podem deixar o caminho para a NBA mais curto.

As quartas de final da Euroliga começam nesta terça-feira com todos os olhos voltados para Ricky Rubio. Aos 19 anos, o fenômeno espanhol é considerado a grande sensação do basquete mundial fora da NBA. E é justamente com o foco na liga norte-americana que o armador será avaliado.

Além dele, os brasileiros Tiago Spliter e Marcelinho Huertas estarão em quadra. Liderando o Caja Laboral, a dupla tenta levar o time espanhol de volta às finais, contra um adversário duro: o CSKA Moscou, que venceu os dois duelos da primeira fase.

Estrela do Barcelona, Rubio tenta chegar, pela primeira vez na carreira, no Final Four, quadrangular final da competição, jogado em um fim de semana. Em 2010, está marcado para 7 e 9 de maio, em Paris, na França. Para isso, porém, precisa passar pelo Real Madrid.

VEJA O QUE ESPERAR DOS QUATRO CONFRONTOS:

CSKA x Caja Laboral
A primeira partida está marcada para 14h15, em Moscou. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na primeira fase, com vitórias apertadas para os russos. Marcelinho está jogando bem e é um dos principais assistentes do torneio. Spliter (foto) voltou de contusão no último domingo e só deve ajudar a equipe nas demais partidas. A chave para os espanhóis será parar o pivô Viktor Khyryapa, um dos líderes em assistências do torneio, e os norte-americanos JR Holden e Trajan Langdon.
Barcelona x Real Madrid
O confronto começa em Barcelona, às 16h45, com certo favoritismo para o time da casa. Comandado por Rubio, o Barça venceu o Real na Copa do Rei recentemente – a derrota, inclusive, fez o técnico merengue, o experiente Ettore Messina, sonhar com o brasileiro Tiago Splitter em Madri – e lidera a ACB, o campeonato espanhol. Ao seu lado, tem o experiente Juan Carlos Navarro, campeão mundial pela Espanha. O Real aposta na estrela de Messina, quatro vezes campeão, e na experiência de jogadores como Kaukenas, Hansen, Jaric (foto), Garbajosa e Prigioni.
Maccabi x Partizan
A série começa às 16h, em Tel-Aviv. Campeão em 2004 e 2005, o Maccabi tem tradição em quartas de final: nos últimos dez anos, se classificou sete vezes para o Final Four. O time tem uma série de armas ofensivas e seu cestinha, o norte-americano Alan Anderson (foto), fez pelo menos 20 pontos em quatro das seis partidas da segunda fase. O Partizan é a surpresa da fase. O sérvio Dusan Kecman é o único campeão de 2009 que segue na luta pelo título em 2010, mas terá de se superar para levar a equipe pela primeira vez em 12 anos ao Final Four.
Olympiacos x Prokon
O duelo entre gregos e poloneses começa às 17h, na Grécia. O Prokon é mais uma surpresa entre os oito melhores, graças, em grande parte, ao norte-americano Qyntel Woods. O ala, ex-NBA, é o cestinha do time, com média de 16,3 pontos. Do outro lado, outra dupla que já brilhou nos EUA aposta na invencibilidade de 13 partidas em casa do Olympiacos para chegar à semifinal: Lynas Kleiza (16,9 pontos e 6,8 rebotes) é o dono do garrafão grego, ao lado de Josh Childress (14,7 pontos - na foto).
  • Horários de Brasília. Créditos das fotos: AFP, EFE/M Lourenzo, AFP/D. Pozo e EFE/In Time

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host