UOL Esporte Basquete
 
09/04/2010 - 12h55

Basquete repete clássico, mas em vez de Messi, Ricky Rubio é o jovem prodígio do Barça

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Algumas horas antes de Real Madrid e Barcelona entrarem em campo no estádio Santiago Bernabéu para a disputa da “final” do Campeonato Espanhol, os dois clubes mais tradicionais da Espanha se enfrentam também nas quadras de basquete. E a exemplo do futebol, um jovem talento assume o papel de maestro da equipe catalã diante do maior rival.

Se o futebol azul-grená tem o argentino Lionel Messi, de 22 anos, encantando o mundo com seu talento, o basquete conta com Ricky Rubio, de apenas 19 anos, para armar as jogadas de ataque do Barcelona. E assim como o camisa dez do futebol, o adolescente também vive um momento único na carreira.

Com ótimas atuações, Rubio tem levado o Barcelona à liderança isolada da Liga Espanhola em uma campanha quase impecável, com 26 vitórias e apenas duas derrotas. Não bastasse isso, na última semana, o armador anotou 19 pontos na partida que definiu a classificação para as semifinais da Euroliga, eliminando justamente o rival da capital espanhola. Ironicamente, Real Madrid e Barcelona disputaram o futuro do jovem prodígio quando Rubio abriu mão de jogar na NBA no início da temporada, mas o garoto preferiu seguir para a Catalunha.

A partida deste sábado é a oitava entre os dois clubes na temporada e o Barcelona leva ampla vantagem: foram seis vitórias contra apenas uma do Real Madrid. Ao contrário do que acontecerá no Santiago Bernabéu, a partida do próximo sábado, no Palau Blaugrana, em Barcelona, não vale a liderança da competição. Ainda assim, é uma excelente oportunidade dos merengues se vingarem do excelente momento que passa a equipe catalã, seja na quadra de basquete ou no campo de futebol.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host