UOL Esporte Basquete
 
Steve Yeater/AP

Tyreke Evans brinca com colegas no Sacramento; time modesto, mas feito expressivo

13/04/2010 - 13h00

Novato dos Kings consegue marca que o iguala a Jordan e Lebron

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Sacramento Kings tem apenas a 14ª colocação da Conferência Oeste, em um total de 15 times. No entanto, o fim de temporada da franquia rendeu algo a se comemorar, e muito. O novato Tyreke Evans conseguiu uma marca impressionante nesta segunda-feira e colocou seu nome na história da NBA ao lado de astros como Michael Jordan e LeBron James.

O feito do garoto de apenas 20 anos foi se tornar apenas o quarto jogador da liga norte-americana de basquete a encerrar a temporada com uma média superior a 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. Ao seu lado, além de Jordan e o astro do Cleveland Cavaliers LeBron James, figura apenas Oscar Robertson, que se destacou na década de 1960.

OS MELHORES ESTREANTES

JOGADOR PONTOS REBOTES ASSISTÊNCIAS
1. Oscar Robertson (armador)
Cincinatti Royals, 1960/61
30,5
10,1
9,7
2. Michael Jordan (armador)
Chicago Bulls, 1984/85
28,2
6,5
5,9
3. LeBron James (ala)
Cleveland Cavaliers, 2003/04
20,9
5,5
5,9
4. Tyreke Evans (armador)
Sacramento Kings, 2009/10
*A um jogo do fim
20,3
5,3
5,8

“Só de ter meu nome junto ao desses caras é uma benção”, comemorou o jogador, ainda transparecendo estar impressionado em jogar na NBA. “Significa muito para mim estas médias, com 20-5-5. Eu assistia pela TV quando garoto e poder estar aqui e ver de perto é um sonho que virou realidade.”

Evans não escondeu o nervosismo. Ele precisava apenas de 24 pontos para garantir a marca. Marcou 22 no primeiro tempo e depois travou. “Nunca havia ficado tão nervoso. Foi muita pressão. Os fãs queriam que eu fizesse a cesta, o técnico desenhava jogadas e os adversários sabiam o que eu estava tentando. Então foi duro”, comentou.

  • REUTERS/Max Whittaker

    Torcedores homenageiam o novato Tyreke Evans

Após errar oito arremessos consecutivos, finalmente no último período Tyreke Evans conseguiu seu feito, em dois lances livres - ele finalizou o jogo exatamente com 24 pontos, além de seis rebotes e quatro assistências na partida. Assim, sua média a um jogo do fim da temporada é de 20,3 pontos (líder no time), 5,3 rebotes e 5,8 assistências (também líder nos Kings).

Em tempo, o Sacramento foi derrotado por 117 a 107 pelo Houston Rockets, jogando em casa, um detalhe de pouca importância frente ao que viveu Evans.

NÚMERO 4 DO DRAFT

O jogador do Sacramento Kings foi o quarto escolhido do draft de 2009, o “vestibular” da NBA. O armador veio da Universidade de Memphis, mas foi criado pelos três irmãos mais velhos na cidade de Chester, na Pensilvânia, onde nasceu.

No basquete, começou a ser comparado a Tracy McGrady pelas suas atuações. Com média de 32,1 pontos por jogo no último ano do basquete colegial, mostrou potencial. Com a entrada na Universidade de Memphis, ele passou de ala a armador e, apesar de demorar a ter sucesso, colecionou boas atuações.

A chegada à NBA foi apenas um ano após a entrada no basquete universitário, abandonando suas três temporadas finais, o que acabou se mostrando acertado por sua escolha e os bons desempenhos no Sacramento.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host